Começa a vacinação contra a H1N1 em Barra Mansa

vacinacao2A rede municipal de saúde de Barra Mansa começou nesta segunda-feira, dia 18, a vacinação contra a Influenza H1N1. Nesta primeira semana da campanha a meta é vacinar 12 mil pessoas, entre crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; grávidas em qualquer período gestacional e pacientes renais crônicos. A partir do dia 25, serão imunizados idosos, profissionais da área de saúde e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que residem em instituições fechadas como medidas socioeducativas.

De acordo com a coordenadora da Divisão de Imunização da secretaria de Saúde, Marlene Fialho, a vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde, das 8 às 17 horas. “Solicitamos 40 mil doses da vacina e, recebemos para esta primeira semana de trabalho 40% dessa cota. Contabilizamos uma população de 40.302 pessoas a serem imunizadas e nosso objetivo é atingir, pelo menos, 80% desse total, ou seja, 32.242 pessoas”, detalhou Marlene.

Para receber a dose da vacina contra a gripe é necessário apresentar o cartão de vacinação. Já o portador de doença crônica deve apresentar também um documento que comprove o diagnóstico da doença, como uma receita ou laudo médico.

Marlene Fialho orienta quanto à prevenção da Influenza H1N1. “Lavar as mãos frequentemente é um dos princípios básicos, assim como evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas; evitar levar às mãos a região de mucosas, como olhos, nariz e boca; não compartilhar vasilhames; usar lenços descartáveis e álcool gel para higienização das mãos”, enumerou a coordenadora.

No município, foi registrada uma morte por H1N1 e, até o momento, o setor de epidemiologia de Barra Mansa está investigando seis casos de síndrome respiratória aguda. “Estamos aguardando o resultado dos exames que estão em análise em um laboratório no Rio de Janeiro. Em média, o diagnóstico é remetido para a secretaria de Saúde num prazo de 15 dias”, concluiu Marlene.

Em Resende, a campanha começa nesta terça-feira, dia 19.

Fotos: Gabriel Borges

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social (PMBM)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.