Centro Cultural completa 12 anos em Visconde de Mauá

CCVM1Neste sábado, dia 9, o Centro Cultural Visconde de Mauá (foto) comemora 12 anos, abrigando a produção artística-cultural da região de Visconde de Mauá – RJ/MG, e tendo produzido nesse período, mais de cem exposições de artes, nas mais variadas linguagens plásticas, entre coletivas e individuais, cinco feiras de livros, com muitos lançamentos, inclusive de filmes e CDs, quatro encontros de corais, uma feira de disco vinil, diversos concertos musicais, incluindo música erudita e popular, doze bazares de natal com a rica produção artesanal local. E para comemorar, na próxima quinta-feira, dia 14, às 19h, acontece a abertura do XI Salão do Pinhão – Arte e Natureza.

Localizado na vila de Visconde de Mauá, em um espaço cedido pela família Llerena na Aldeia dos Imigrantes, o CCVM possui uma biblioteca comunitária, desde a sua criação, atualmente com 4.200 livros e periódicos, oferecendo à comunidade e aos turistas que nos visitam, o prazer da boa leitura. Também oferece à nossa comunidade, oficinas artísticas, educação ambiental e abriga também reuniões de interesse comunitário, participando ativamente de todos os assuntos que dizem respeito à nossa região.

Nele, a comunidade escolar da nossa região rural tem sempre a oportunidade de ampliar seu universo cultural e referencial em visitas guiadas a todas as exposições, numa ação voluntária em arte-educação desenvolvida pelo CCVM desde sua criação.

As iniciativas do CCVM (em conjunto com seus parceiros culturais), já foram contempladas com o Prêmio de Cultura Macedo Miranda, oferecido pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda/Prefeitura Municipal de Resende nos anos de 2007, 2009, 2011, 2012, 2013. Ainda em 2013, a parceria CCVM/escolas locais também foi reconhecida e homenageada pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Itatiaia. E em 2014, sua diretora foi homenageada pela Coordenadoria da Mulher da Secretaria de Relações Comunitárias e Cidadania de Resende.

O local tornou-se Ponto de Leitura em setembro de 2009, depois de participar de edital do Ministério da Cultura, e Ponto de Cultura, em maio de 2010, num convênio firmado entre MinC e Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, ampliando a abrangência das suas atividades. O CCVM participa ainda de várias iniciativas culturais do governo federal, como a Semana Brasileira de Museus/Primavera dos Museus (promovidas pelo Instituto Brasileiro de Museus), e Circuito Nacional Tela Verde (promovido pelo Ministério do Meio Ambiente). Em 2014, através de edital público estadual, a Biblioteca ampliou seu acervo e suas atividades literárias.

Foto: Reprodução da Internet

Fonte: Divulgação/CCVM

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.