MPF ultrapassa assinaturas em projeto de combate à corrupção

O Ministério Público Federal (MPF) faz uma homenagem, nesta sexta-feira, dia 18, a dezenas de cidadãos e instituições da sociedade civil que deram forte apoio à campanha “Dez Medidas Contra a Corrupção”, no Rio de Janeiro. Isso porque,  em menos de sete meses, assinaram as listas de apoio mais de 1,7 milhão de cidadãos (meta era 1,5 milhão) e mais de 126 mil no Estado do Rio (120 mil era a meta ou 1% do eleitorado). A homenagem aos voluntários, na Procuradoria Regional da República da 2ª Região (PRR2), às 14h, será celebrada a superação das metas nacional e estadual de assinaturas em adesão às propostas de mudanças legislativas para aperfeiçoar o combate à corrupção e à impunidade.

Segundo o MPF, os homenageados são cidadãos e instituições da capital e interior do Estado que colaboraram para a coleta de assinaturas de apoio em grande escala, tanto em dias de semana como em finais  de semana. Ao todo, mais de 200 pessoas – incluindo representantes de empresas, igrejas, instituições de ensino e organizações civis – foram convidadas para essa solenidade de reconhecimento por seu empenho. Há também servidores públicos homenageados, entre os quais profissionais da Secretaria de Estado de Fazenda/RJ, Receita Federal e Ministério da Fazenda.

– Tem sido muito gratificante trabalhar nesta campanha e receber a contribuição de tantos cidadãos, em inúmeras manifestações de apoio à campanha 10 Medidas contra a Corrupção – disse  a procuradora regional da República Mônica de Ré, coordenadora da campanha no RJ e integrante do Núcleo de Combate à Corrupção da PRR2.

– Esses anteprojetos de lei de iniciativa popular traduziram o anseio da população em contribuir para que o Ministério Público e a Justiça possam atuar com maior rigor e obter resultados para diminuir a corrupção e a impunidade em nosso país – acrescentou.

A homenagem aos voluntários será conduzida pela coordenadora da campanha no Estado e pelo procurador regional José Augusto Vagos, procurador-chefe da PRR2. Em 29 de março, está prevista a entrega no Congresso Nacional dos projetos de lei ligados às 10 Medidas. Na ocasião, haverá uma marcha de representantes da sociedade civil até o Congresso para a entrega formal dos projetos.

As medidas propostas pelo MPF e já subscritas por mais de 1,5 milhão de brasileiros incluem mudanças legislativas para tornar crime o enriquecimento ilícito, aumentar a punição para a corrupção de altos valores, reformar o sistema de prescrição penal, dar maior celeridade às ações de improbidade administrativa, responsabilizar partidos políticos e criminalizar o caixa dois.

Fonte: MPF

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.