Os dados estão rolando na política local

Os dados estão rolando na política local
Chegamos a dois terços do mês de março. Vai expirando a ‘dança das cadeiras’. É a tal janela pela qual a legislação eleitoral permite a troca de partidos por parte de quem pretende sair candidato a algum cargo eletivo. Até dois de abril todos devem estar em seus respectivos lugares. Nos últimos dias circularam boatos de que figurões da política local estariam mudando de partido. Vivemos a entressafra das definições, período propício a boataria e especulações. Isso também faz parte do jogo. Os nomes que a partir de declarações, especulações e boatos, ocupam hoje o tabuleiro do xadrez dos pré-candidatos (nada oficial ainda) à sucessão do prefeito José Rechuan são os seguintes: Edison Louroza, Dirce Eleni (promoter), Diogo Balieiro, Professor Mário Rodrigues, Dr. Julianelli, Luiz Fernando Pedra, Noel de Carvalho, Edgard Moreira e Marinho Periquito. Repetindo: são especulações que rolam nos bastidores da política local. Alguns desses nomes deverão estar juntos na mesma chapa. O que será decidido nesses dias que correm, será a composição para definir quem ocupará a cabeça da chapa. Isso começará a ser desenhado no intervalo entre abril e as convenções partidárias de junho ou julho. Rechuan consegue manter sua base partidária de apoio com certa competência. O improvável ‘barata voa’, sempre anunciado e aguardado não se confirmou. O que não quer dizer que a hipótese esteja totalmente descartada. Mas a cada dia que passa, cresce a tendência de ficar comprometido um discurso de oposição, na boca de quem até ontem era aliado. No momento político conturbado que vivemos, quando se bate tanta lata contra posturas antiéticas e coisa e tal, um discurso de ex-aliado, ex-governo, transformado da noite para o dia em oposição, já nasceria deteriorado e seria entendido, minimamente, como oportunista. Vamos aguardar. Os dados estão rolando.

Ato pela Democracia e contra o Golpe nesta Sexta-feira na Câmara Municipal
Domingo passado Resende mais uma vez foi cenário de manifestação de rua contra a corrupção e pelo impeachment da Presidente Dilma Rousseff. Hoje (sexta-feira, dia 18) dia em que acontecem manifestações pela Democracia e contra o Golpe país afora, Resende também terá sua manifestação. Ela acontece no plenário da Câmara dos Vereadores a partir das 18h30 e está sendo convocada por partidos políticos, sindicatos, organizações estudantis, de classe e gênero. O ato, encabeçado pelo PCdoB recebeu o titulo de “Não Vai Ter Golpe, um Ato pela Democracia”. Será um encontro pacífico, de reflexão, mas de posicionamento decidido por aqueles que se colocam contra arbitrariedades que vem acontecendo no cenário político nacional cujas consequências são preocupantes para a Democracia e para o futuro do país. Fechava a nota quando soube do vazamento de um grampo de uma tola conversa entre Lula e Dilma. Moro liberou para a Globo a gravação feita no mesmo dia. Horas antes. Sem autorização do STF. Um absurdo e um crime contra a segurança nacional. Isso é a ditadura instalada pelo judiciário. Como escrevo na quarta, não sei os desdobramentos agora, quando você lê. De todo modo, compareça ao ato nesta sexta.

TRIPA
* O Centro Cultural Visconde de Mauá, o Parque Estadual da Pedra Selada e a Secretaria de Turismo de Resende convidam para a abertura da 16ª edição da exposição coletiva “O Papel das Vilas – arte em papel botânico artesanal”. A mostra será no espaço de exposições na sede do Parque Estadual da Pedra Selada, na vila de Visconde de Mauá. No próximo domingo, 20, às 18h, tem apresentação da “Banda dos Amigos” (auditório do PEPS) * A exposição na Vila de Mauá está integrada às atividades culturais do movimento “Jogue Limpo com o Rio Preto”. A associação Pé na Trilha Monitores de Ecoturismo Região de Visconde de Mauá apóia essa ideia e convida todos os moradores, visitantes e amantes da região para uma ação de limpeza ao longo do Rio Preto, que acontece no dia 22, Dia Mundial da Água. A ação será das 8 às 12, ao longo do Rio Preto. Ao final, um piquenique comunitário de celebração do dia mundial da água no encontro dos Rios em Visconde de Mauá. A ação tem ainda a parceria de Mauatur, Blog Assomar, Projeto Plantar, Amigos da Mantiqueira, Agência do Meio Ambiente de Resende e Secretaria de Turismo de Resende * No mês de abril, o Jazz Village Penedo e o Bar Atlântico, farão uma dobradinha do barulho para comemorar o Centenário do Samba. Às as quintas à partir do dia 31/3 um show em Penedo no Jazz Village e às sextas, a partir de 1º de abril (é verdade), no Bar Atlântico em Resende. A estreia será com a espetacular pequena mais que notável Thaís Motta, acompanhada de violão 7 cordas e bateria. Na semana seguinte, dia 7 (Jazz Vilage) e dia 8 (Atlântico), a consagrada sambista, Dorina, acompanhada de violão e percussão. Dias 14 e 15/4- Marcel Powell, solo. Dia 21 e 22/4, Augusto Martins e Claudio Jorge lançam o CD, “Ismael Silva, uma escola de samba”. Vai ser de arrepiar * Pela construção do Plano Municipal de Cultura, reunião setorial, dia 22, com artistas e produtores das Artes Plásticas, às 19h na Casa da Cultura.

ANIVERSÁRIOS
Dia 10, mudaram de idade o Cesar Trote, a Maria Lícia, o Mateus Nunes, a Tânia Colombi e o Roberto Viana. No dia 11, inauguram idade nova a Luana Fróes, a Bianca Schvarstman e o cruzeirense doente, Múcio Assunção. Dia 12, foi a vez do José Luiz Conceição (da orquestra de violeiros), da Cintia Carvalho, da Jane Camargo e do fotógrafo Wagner Alves ficarem mais experientes. Dia 15, receberam os ‘parabéns’ o meu primo Jayme Henrique, a Rita de Cássia Cardoso, o professor Roberto Leoni, a jornalista Fátima Santos, a Silvaninha Medeiros e a Elis Mara. E nessa quarta, dia 16, aniversariou o ‘figuraça’, Wladimir Joaquim Oliveira. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.