Itatiaia usa UBV no combate ao Aedes

Apesar de a maioria dos municípios evitar usar o inseticida UBV (ultra baixo volume), o remédio distribuído no conhecido “carro fumacê”, para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura de Itatiaia anunciou nesta quarta-feira, dia 2, que decidiu utilizar o produto. O reforço acontece em alerta ao número de casos da doença notificados no município, que até o momento somam 257. Desses, quatro casos já foram descartados e 10 confirmados.

De acordo com o cronograma os primeiros bairros a receberem  o veículo são o Jardim Itatiaia, o Campo Alegre e a Vila Flórida , sendo este último onde está concentrado o maior número de casos. A passagem por esses bairros acontecerá semanalmente todas as segundas-feiras a tarde, as terças pela manhã e tarde e as quartas-feiras pela manhã, durante cinco semanas seguidas.

O UBV é certificado pelo Ministério da Saúde e ANVISA, ele mata o mosquito transmissor da doença em fase adulta, é eficaz, não faz fumaça e não apresenta risco para a saúde da população

 – É fundamental que os moradores abram as janelas e portas e protejam seus animais e não fiquem em contato direto com o produto, porém vale ressaltar que  os operadores do equipamento estão instruídos caso vejam alguém passando na calçada ou alguma situação mais arriscada de pararem a aspersão imediatamente – explicou o supervisor da Vigilância Ambiental, Ricardo Grijó.

De acordo com o supervisor um novo cronograma será colocado em prática após esse período.

O secretário de Saúde de Itatiaia, João Ferreira de Lima e representantes de diversos setores da área e do Conselho Municipal de Saúde participaram nesta terça-feira (1º), em Volta Redonda, de uma reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba, com o objetivo de debater sobre o Cenário atual de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus na região.

Durante o seminário, foram discutidas ações para intensificar o combate ao mosquito e foi apresentado um plano de ação regional para que o combate seja realizado pelas prefeituras de maneira intersetorial, envolvendo não apenas as secretarias de saúde, mas diversas pastas da administração municipal e a sociedade civil.

A Prefeitura já tem realizado atividades envolvendo praticamente todas as secretarias. Desde janeiro, representantes se reúnem em um comitê de mobilização do combate à dengue e decidem ações específicas, distribuindo entre as secretarias as responsabilidades de cada uma.

Fonte: Prefeitura de Itatiaia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.