Cadastro do SUS sobre acompanhamento de recém-nascidos vai até o dia 29

triagem2Termina no próximo dia 29 o prazo para que as maternidades, centros especializados em reabilitação e serviços especializados em saúde auditiva e ocular dos municípios em todo o país realizem o preenchimento do formulário eletrônico de todas as crianças recém-nascidas até os três anos de idade atendidas e acompanhadas nessas unidades e atualizem os dados de cada uma delas em relação às ações de saúde prestadas, disponível através do Serviço Único de Saúde (SUS) pela internet (bit.ly/20DWs2N).

Esse cadastro, que é uma das ações do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, lançado em 5 de dezembro de 2015, tem como objetivo organizar a rede de serviços para garantir o acesso à Triagem Auditiva Neonatal (Teste da Orelhinha) e a Triagem Ocular Neonatal (Teste do Olhinho) aos recém-nascidos.

No estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde enviou um ofício solicitando a realização do cadastro pela maternidade ou centro de referência responsável pela realização dos dois testes de triagem. Em Resende, a equipe do jornal BEIRA-RIO entrou em contato com a Apmir (foto), que informou que realiza apenas o Teste da Orelhinha (que deve ser realizado de preferência até os três primeiros meses de vida).

Já o Teste do Olhinho é realizado no Posto de Saúde do Manejo, e as informações sobre o preenchimento do cadastro de crianças atendidas estão sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.