Rumo à Paralimpíada do Rio

Dia 4 de janeiro. Esta é a data prevista para a estreia do novo equipamento que possibilitará ao atleta paralímpico de Barra Mansa, Vanderson Silva  (foto), chegar mais longe nos treinos e competições preparatórios para os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. O equipamento é um suporte anatômico feito de espuma, plástico e ferro especialmente projetado para o peso e a deficiência do atleta, e será apresentado ao mesmo na tarde do próximo dia 16.

Inicialmente, de acordo com o treinador do atleta, Fernando Barbosa de Oliveira, haverá um período de adaptação do equipamento às necessidades de Vanderson. “Primeiro o suporte passará por uma fase de mapeamento, para que possa ser observada a adaptação do Vanderson e a necessidade de ajustes, pois não adianta nada ser de primeira qualidade, mas o suporte não ser adequado ao atleta”, justifica.

O novo suporte, que levou sete meses para ficar pronto, foi produzido pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e custou R$ 24 mil ao Ministério do Esporte. “Foi um investimento acessível ao ministério, que além de contemplar o Vanderson, também custeou o equipamento de outros três atletas paralímpicos”, relata Fernando.

Fotos: Divulgação

Saiba mais sobre os preparativos de Vanderson Silva. Assine o jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.