Comsocial comenta quatro anos da Lei de Acesso à Informação

A Lei 12.527/11, conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI) ou Lei da Transparência completou no dia 18, quatro anos e o Comitê Pela Transparência de Resende (Comsocial), que completou dia 10, três  anos, acredita que a luta ainda deve continuar. Embora aponte algumas melhorias, lembra uma série de informações que ainda não estão disponíveis no site da prefeitura de Resende e ainda mais no da Câmara Municipal.

— A gente sabe que a lei não funciona como deveria, a luta é grande. Alguma coisa já melhorou, mas ainda tem muita coisa. O site da Câmara, por exemplo, não tem as leis, fala que tem as coisas e quando clica não tem. O da Prefeitura não é completo, tem a parte dos funcionários que sai do ar com frequência. Tem essas falhas – lamentou Daniela Macedo, presidente do Comsocial.

O BEIRA-RIO analisou as duas principais páginas da transparência do município e constatou: falta transparência. No caso da prefeitura, a página passou por alterações há cerca de quatro meses e a parte de servidores  teve a visualização dificultada. Embora seja possível ver mais detalhes de cada funcionário na nova página, dá erro com frequência e o download da lista completa de funcionários ativos não  funciona (foto).  O BEIRA-RIO faz  tentativas semanais  nos últimos meses; agora tem disponível quatro formatos de acesso, mas que de nada ajudam se os dados não são acessados. Alguns download demoram cerca 40 minutos.

Leia mais sobre o Comsocial no jornal BEIRA-RIO. Nas bancas!

Você pode gostar

One thought on “Comsocial comenta quatro anos da Lei de Acesso à Informação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.