Um artista reservado

Um ano após a vinda da exposição sobre a ex-vedete Virgínia Lane, Resende recebeu na semana passada mais uma exposição da parceria entre as Casas de Cultura do município e de Piraí. Desde o último dia 10, quem estiver passando pelo Espaço Z, no Centro, terá a oportunidade de conhecer a obra de mais um artista plástico do Sul Fluminense.

Dessa vez, a exposição reúne 25 trabalhos de Paulo Pires (foto), um autodidata natural de Piraí, e que tem aproximadamente 40 anos de carreira, tendo influências de artistas internacionais, entre eles Paul Cézanne, Matisse e Marc Chagall. No inicio dos anos de 1980, foi para Cabo Frio, onde conheceu dois grandes nomes das artes plásticas nacional, Scliar e José de Dome, este último com maior influência no trabalho de Pires.

Atualmente, ele mora na cidade onde nasceu, porém, de acordo com outros moradores, é uma pessoa estritamente reservada (segundo a direção do Museu de Arte Moderna de Resende, que ajudou a montar a exposição, o artista esteve ausente durante a inauguração da mostra, no dia 10). “Ele produz muito, mas nos últimos anos não tem se exposto ao público. Ele é muito retraído quanto aos contatos. Tanto que tenho feito a curadoria e comercializo as obras”, conta o coordenador da Casa de Cultura de Piraí, Hudson Valle, que também é curador do artista.

Foto: Reprodução Folha Vale do Café

Conheça o trabalho de Paulo Pires no jornal BEIRA-RIO. Nas bancas!

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.