No último dia 5, um grupo formado por 32 crianças e adolescentes atendidos pela ONG Centro Comunitário Educativo Esperança do Futuro, no bairro Jardim Beira Rio, em Resende, participaram do primeiro torneio de xadrez realizado este ano na sede da ONG. O evento tem como objetivo incentivar entre os jovens a prática do esporte, fora outros benefícios trazidos pelo jogo. “O xadrez é um esporte que ajuda a trabalhar a disciplina dos atletas, já que o silêncio é fundamental para a concentração durante cada partida”, justifica o instrutor de xadrez Pedro Paulo de Melo Lima.
Desde o começo do ano passado, ele está à frente do projeto que ensina a modalidade às crianças e adolescentes da ONG, e conta como resolveu participar. “Uma das três irmãs que coordenam o projeto procurou a Secretaria de Esporte e Lazer (Semel) solicitando a presença de instrutores nos projetos esportivos da entidade. E por ser funcionário público e ter muito conhecimento sobre o xadrez, aceitei o desafio de ser o instrutor da modalidade na ONG”, conta Melo.
Para que pudesse atender aos 32 meninos e meninas do projeto, o instrutor – que por várias vezes participou como atleta de xadrez em competições estudantis e universitárias, sendo geralmente um dos destaques – teve que se preparar para esse novo desafio. “Tive que me aprofundar no estudo da parte pedagógica do xadrez para que pudesse atingir o objetivo de ajudar esses jovens”.
Conheça o projeto social do xadrez na ONG do Jardim Beira Rio no jornal BEIRA-RIO. Assine já!



O xadrez na ong, está sendo realmente ótimo.
Em pouco tempo já está tendo um excelente resultado.
Xadrez ajuda muito o raciocínio lógico.
E um bom professor também faz a diferença.
Valeu Pedro Lima.