Discutindo a Saúde de Resende

Os moradores de Resende terão uma grande oportunidade de contribuir para melhorar a Saúde de seu município no dia 20, das 8h às17h30, na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB). É que neste dia será realizada a IX Conferência Municipal de Saúde de Resende, que ajuda a elaborar o plano municipal e também propõe mudanças para as políticas de saúde estadual e federal. Diferente das anteriores, contudo, nesta conferência qualquer pessoa pode não apenas inscrever propostas, como falar e votar, ajudando a construir um Sistema Único de Saúde (SUS) melhor.

Especialmente em 2015, Resende teve um ano difícil em relação à Saúde. O ano começou com um surto de dengue, que vinha dando indícios de que seria grave desde novembro de 2014, mas que só começou a assustar em janeiro, depois da morte da primeira vítima em decorrência da doença. Segundo um relatório divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Resende, no início de junho, em seis meses a cidade teve 13.492 notificações da doença e nove mortes.

Na ocasião, as unidades de Saúde públicas e particulares ficaram lotadas, já que não havia estrutura preparada para conter uma epidemia como esta. A espera pelo atendimento chegou a sete horas em algumas unidades, fora os gastos com internações nos casos mais graves, que se aproximaram de 200 (196, segundo o relatório apresentado pela Secretaria de Saúde).

Na foto, a página de inscrição do site do evento

Leia mais sobre o evento nas páginas do jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.