PF cumpre mandados de prisão e apreensão por lavagem de dinheiro em Resende

A Polícia Federal está cumprindo mandados de prisão e apreensão em diversas cidades do Brasil, entre elas Resende, na manhã desta quinta-feira, dia 11. Os mandados fazem parte da Operação Porto Vitória que busca desarticular uma quadrilha internacional especializada em lavagem de dinheiro e evasão de divisas, que atua em vários países. Além de Resende, mandados estão sendo cumpridos em São Paulo (SP), Araras (SP), Indaiatuba (SP), Santa Bárbara do Oeste (SP) e Curitiba (PR).

Segundo a Polícia Federal, a estimativa é que em três anos de atuação a quadrilha tenha lavado R$ 3 bilhões. O caso começou a ser investigado em 2014, a pedido da Agência Norte Americana de Imigração e Alfândega (ICE), devido à suspeita de que um brasileiro estaria agindo junto a organizações criminosas de lavagem de dinheiro e evasão de divisas que atuam em países como Reino Unido, Venezuela, Estados Unidos, Brasil e Japão.

Durante as investigações, a PF descobriu que o grupo atuava em diversas frentes, como importações fictícias de empresas brasileiras usadas para retirar dinheiro da Venezuela. Nestes casos, os produtos ainda eram superfaturados em 5 mil% para justificar os altos valores das remessas. Ainda de acordo com a Polícia Federal, 130 policiais federais estão cumprindo 11 mandados de prisão, 2 mandados de condução coercitiva e 30 mandados de busca e apreensão.

O jornal BEIRA-RIO tentou contato com a Polícia Federal para entender a participação de Resende no esquema, mas a assessoria de comunicação do órgão informou que não daria informações sobre a operação antes da realização de uma coletiva de imprensa em São Paulo, marcada para o final da manhã desta quinta-feira.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.