Ouro Preto: Liberdade ainda que tardia
Aproveitei essa montoeira de feriados e dei uma escapulida. Fui rever Ouro Preto, uma das cidades cujas silhuetas tenho tatuadas na alma. Fora toda a satisfação que a cidade me passa, isso desde sempre, dessa vez tive uma satisfaça a mais. Fiquei sabendo que depois de doze anos, a solenidade em homenagem ao herói brasileiro, Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes”, voltou a ser uma festa popular. Sem tapumes na Praça da Liberdade, sem travar a mobilidade da cidade e com a presença do povo. Povo que tanto aprecia solenidades cívicas (vide o 7 de Setembro). Foram homenageadas 141 personalidades com a ‘Medalha da Inconfidência’. E os agraciados foram pessoas simples, trabalhadores que ajudam a construir a sociedade brasileira: Médicos, artesãos, advogados, atletas, PROFESSORES, uma classe que parece causar urticária no governador do Paraná, Beto Richa (PSDB). O governador mineiro, Fernando Pimentel entregou também a maior honraria das Minas Gerais ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski e ao líder do MST, João Pedro Stédile. Nos doze anos de governo tucano (oito de Aécio e quatro de Anastasia) a festa popular foi escondida do povo. Tiradentes está tendo sua memória libertária revista. E mais, dia 12 de novembro, data do nascimento do alferes, será considerada o ‘Dia Nacional da Liberdade’, projeto de lei do deputado federal, Reginaldo Lopes. Grande Ouro Preto, grande Tiradentes.
AEDB dá bom exemplo de incentivo
Semana passada, dia 27, dois dias antes de acontecer o vergonhoso, humilhante, injustificável, repugnante episódio do massacre dos professores pelas forças de segurança do governo do Paraná, em Curitiba, em Resende aconteceu, precisamente na AEDB, um ato de estímulo à educação, de estimulo aos estudantes, e porque não dizer, de respeito aos mestres, que são quem prepara esses universitários. Foi a entrega do Prêmio Antonio Esteves a cinquenta e cinco alunos das Faculdades Dom Bosco, que tiveram a maior média em 2014. Praticamente todos com média acima de 9. O Prêmio é simplesmente uma bolsa de estudo, integral, para o ano de 2015, nos dezoito cursos de graduação da instituição. Sensacional. A solenidade ocorreu no auditório da Associação Educacional Dom Bosco. O Prêmio é um estimulo e um incentivo para que os alunos se dediquem mais e consequentemente, se preparem melhor para a vida profissional que já bate à Porta. Parabéns a AEDB e aos premiados. Aí rapaziada, a melhor forma de estudar numa boa faculdade particular, sem pagar, é sendo um craque. Pelo menos na AEDB é assim.
TRIPA
* Depois de rodar por ruas e praças de grandes cidades país afora, a cantora e compositora Ive Seixas estará neste domingo, dia 10, a partir das 14 horas, se apresentando no Parque das Águas, em Resende. Enfim a ‘Andorinha Só’, volta a se apresentar em nossa cidade. Legal ! * Foi aberta nessa quinta-feira, dia 7, no Museu de Arte Moderna (MAM) de Resende a exposição da artista Ana Cristina Maciel, “Pássaros, flores e outros sonhos”. A exposição segue até 5 de junho, de segunda a sexta-feira, de meio dia às 18 horas. Vale conferir * “Conheça o Nosso Asilo” é o nome do projeto de inclusão social, cultural e educativa que envolve os alunos da rede de ensino com o Asilo Nicolino Gulhot. Por conta disso será aberta no próximo dia 14, uma exposição sobre a Ponte Nilo Peçanha (Ponte Velha), lá no Asilo, no Bairro Ipiranga. A abertura está marcada para 13h30min. A exposição permanecerá no local até o dia 29 de maio. A iniciativa é resultado de uma parceria entre Secretaria de Educação e Casa da Cultura. Apoio da CDL-Resende * E depois de duas rodadas, o Soçaite Cinquentão da AABB tem na liderança o time do Ipiranga, empatado em pontos com o Sítio, mas na frente pelo critério de desempate pelo saldo de gols. Na rodada passada os resultados foram os seguintes: Sítio 2 x 1 Capelinha e Ipiranga 5 x 3 Brameiros. Os jogos deste domingo, dia 10, são os seguintes, pela 3ª rodada: Capelinha x Brameiros (9 horas) e Ipiranga x Turma da Pelada (10h30min.). Vale conferir o futebol bonito dos veteranos * Depois de ver Barcelona e Bayer, não quis ficar em casa pra ver Botafogo e Capivariano, não. Quis não. Nem me perguntem porquê * Parabéns a todas as mamães pelo próximo domingo.
ANIVERSÁRIOS
Mudaram de idade dia 2 de maio a vereadora Soraia Balieiro e o Rodrigo Vieira. No dia seguinte, foi a vez da Mabele, filha da vereadora, e mais um a turma legal, inaugurar idade nova, olha só: a Helena Botelho, minha tutora no Cederj, o amigo sumido Fernando França, o Rodrigo Alcântara, a Silvia Maia e a Luciaria Diniz, que todos os anos (na Semana Santa) me acarinha com a paçoca mais deliciosa que já comi na vida. Uma iguaria. Dia 4, ficaram mais experientes o Dr. Carlos Serra, o amigo Vagner Firmo, as irmãs Silvia Mônica e a Cida Andrade e o Beto Oliveira, cantor e músico. Dia 5, recebeu os ‘parabéns’, meu amigo Pedro Brant, repórter cinematográfico da TV Rio Sul. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.