Educação de Porto Real realiza curso de Libras

A Secretaria Municipal de Educação de Porto Real está promovendo um curso sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) no CIEP Municipalizado Osvaldo Luiz Gomes. Professores e estagiários da rede pública de ensino estão participando da capacitação que tem uma carga horária de 44 horas. O curso é ministrado pela professora Claúdia Conroy e conta com a participação de 40 pessoas, entre eles, professores e estagiários da Educação Especial.

Bruna Feder, estagiária de pedagogia, é aluna do 4º período do curso.

– Eu gosto muito da educação especial. É preciso compreender que a inclusão deve estar cada vez mais presente nas escolas. Quando eu terminar a faculdade de pedagogia, vou fazer outra, que é a de Letras e Libras. Eu tenho certeza do que quero para o meu futuro profissional. Sempre tive interesse em atuar nessa área e este curso só acrescenta ao processo de inclusão e cidadania.

De acordo com o secretário de Educação, José Roberto Pereira da Silva, a iniciativa é pioneira no município e os mediadores precisam saber trabalhar as especificidades dos seus alunos.

– A escola deve garantir a inclusão social a todos. Faz toda a diferença ter um profissional que consiga se comunicar de forma eficiente com o surdo, isso reflete na qualidade do trabalho e principalmente no desenvolvimento do aluno em sala aula – conclui o secretário.

– É preciso conviver com essa realidade inclusiva. As salas de aula têm cada vez mais alunos que precisam dessa atenção especial. Saber lidar com esse fator extremamente importante. Precisamos abraçar essa causa – disse a estagiária de pedagogia, Ana Paula Arantes, que é aluna do 2º período do curso.

A professora Cláudia Conroy disse que o curso pode beneficiar outras cidades da região.

– Participar desse curso é algo primordial para que o município possa estar cada vez mais inserido no contexto inclusivo no que se refere à educação no país. É apenas um pequeno passo, mas que pode ser importante até mesmo para outros municípios. Isso porque diversos profissionais trabalham não só aqui em Porto Real, mas também em outras cidades. A Libras abre as portas para o surdo e é importante trazer para a realidade o contexto da escola bilíngue. Ela é a segunda língua oficial do Brasil e precisa estar incluída no dia a dia, principalmente, das salas de aula.

A prefeita Cida comemorou a iniciativa.

– O programa é algo que vem para favorecer o processo de inclusão nas escolas. Entender a necessidade de nossos alunos e transformar a realidade das salas de aula, só mostra a preocupação que o município tem em dar ainda mais qualidade ao ensino.

Fonte: Prefeitura de Porto Real

Foto: Divulgação/PPR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.