Plano Municipal de Educação começa a ser debatido em Resende

Os profissionais ligados à Educação e moradores de Resende começaram, nesta semana, a desenvolver o Plano Municipal de Educação (PME). A primeira assembleia temática, que falou sobre Formação e Valorização dos Profissionais da Educação Pública Municipal, reuniu 120 pessoas no auditório do Senac, no bairro Jardim Jalisco, na noite do dia 17. O próximo encontro, que vai discutir Educação Superior, está marcado para o dia 21, às 9h, na biblioteca da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).

O grupo que vai discutir o documento é formado pelos 15 titulares do Conselho Municipal de Educação e mais uma Comissão Executiva de Articulação do PME, escolhidos pela Secretaria Municipal de Educação. Para a presidente desta comissão, Deuzimar Helena de Oliveira Botelho, o primeiro encontro foi bastante satisfatório.

— Foi muito bom. Tivemos a presença de 120 pessoas, o auditório ficou cheio, porque os professores estão criando essa consciência de que precisam participar do plano – avaliou Botelho.

Uma crítica comum feita por estes planos é a falta de participação dos alunos, que acaba fazendo com que a didática do documento seja muito acadêmica e desmotive os alunos, grandes interessados no processo de aprendizado. Para evitar que isso possa acontecer no plano que está sendo elaborado para vigorar a partir de julho de 2015 até 2025, algumas instituições educacionais, como o Cederj, estão motivando os alunos a participarem da elaboração do documento, inclusive avaliando como atividades complementares o comparecimento às assembleias.

Leia mais sobre a primeira assembleia. Assine o jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.