Acredite se Quiser

– Menos de quatro meses após a última mudança, o 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Resende, responsável pelas quatro cidades da Região das Agulhas Negras, passa novamente por uma troca de comando. Antônio Carlos Sabino, que havia assumido em agosto, agora será responsável pelo 6º Comando de Policiamento de Área (CPA), no Norte Fluminense. Já Wagner Cristiano Moretzon, que responde por Angra dos Reis (33º BPM), vai assumir a responsabilidade de comandar o batalhão de Resende. A troca de comando deve acontecer no dia 8.

– Em Itatiaia, na manhã do dia 2, o Governador Luiz Fernando Pezão (PP), o prefeito Luis Carlos Ypê (PP) e alguns executivos britânicos lançaram a pedra fundamental da montadora Jaguar Land Rover. A fábrica, especializada em veículos de luxo, espera produzir até 24 mil veículos por ano e deseja estar em funcionamento até 2016, gerando 400 empregos. O investimento previsto é de R$ 750 milhões até 2020.

– Falando em prefeitos cassados, circulou nesta semana o boato de que o prefeito de Resende, José Rechuan Junior (PP), teria sido cassado novamente. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no entanto, negou a informação e disse que o processo de Rechuan sequer tem data para ir a julgamento, pois está no gabinete do ministro do TSE Gilmar Mendes – que concedeu a liminar que permite que o prefeito continue governando mesmo cassado – até hoje, desde julho. Será?

– Aliás, a cassação não é o único problema de Rechuan. Nos dias 26 e 27 de novembro auditores do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) estiveram no bairro Cidade Alegria fiscalizando as obras do calçadão do bairro. Segundo o órgão, a vistoria aconteceu devido ao “elevado valor indicado no edital lançado pela Prefeitura Municipal para a execução do serviço”. Xii…

– Ainda em Resende, o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito, foi às redes sociais noticiar os furtos que vem acontecendo nas unidades de saúde do Cabral e do Morro do Cruzeiro. Na delegacia, no entanto, os furtos não vêm sendo registrados. No último final de semana, uma TV acabou furtada em uma dessas unidades.

– E por falar em TV furtada, no Posto do INSS, em Resende, na madrugada do dia 3, também foram furtadas duas TVs que serviam de monitores para chamada de senha no atendimento. O vigia chamou a Polícia, mas os ladrões conseguiram escapar.

– E quanto aos vereadores, eles precisam ser avisados que as férias ainda não chegaram. Dos 17 eleitos, apenas sete compareceram à sessão do dia 2: Carlos Augusto de Lima, o Barra Mansa (Solidariedade), Soraia Balieiro (PSB), Ubirajara Ritton (PP), Carlos Santa Rita (PSDB), Pedro Paulo Florenzano (PP), Jeremias Casemiro, o Mirim (Solidariedade) e Tiago Forastieiri (PSC). Como não havia quórum, nenhum dos projetos da pauta pôde ser votado. Isso porque são apenas duas sessões por semana…

– Na reunião do Comutran (Conselho Municipal de Trânsito de Resende) do dia 27, o vereador José Olímpio (PCdoB) voltou a enviar ofício pedindo ônibus com rampa elevatória para os moradores da Vila da Fumaça. Segundo o vereador, há cadeirantes no local e eles não têm como sair de lá sem ajuda de terceiros, devido à falta de ônibus voltado para deficientes. Da primeira vez que a solicitação foi feita, a Viação São Miguel afirmou que não havia demanda para o local. Desta vez, contudo, o diretor da São Miguel, Amauri Natividade Neto, afirmou que já comprou alguns ônibus com rampa e que assim que chegarem, manda para lá, mas não mencionou prazos. Vale lembrar que todas as empresas brasileiras tinham até esta semana para adaptarem sua frota completa.

– Os moradores de Penedo estão de olho na Lei de Acesso à Informação (LAI). Eles receberam dos vereadores de Itatiaia uma cópia em CD do plano diretor que vai ser votado nos próximos dias na cidade. Só que embora o CD esteja sendo distribuído gratuitamente, os arquivos foram feitos em formato de CorelDraw e para abri-lo, é necessário usar um programa que custa, no mínimo, R$ 1.129. Como os penedenses sabem que a LAI exige que os arquivos sejam disponibilizados em formatos a que a população tenha acesso, eles estão usando as redes sociais para pedir o adiamento da votação até que os vereadores possam disponibilizar o plano em formato acessível.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.