Laís Amaral

Domingo é dia de decisão no voto
Esta nota foi escrita na Terça, antes do último debate, o da Globo. Até então, segundo o Ibope, Dilma estava com 39%, Marina (25%) e Aécio (19%). (Não dou muito crédito ao Ibope do sr. Montenegro. Dilma está mais a frente, acredito). Portanto Dilma tinha todas as possibilidades de vitória. Mas me lembro da célebre edição de um debate exibido no Jornal Nacional, picaretagem Armanda por um pulha chamado Alberico Souza Cruz. Lembro ainda que no dia da decisão do segundo turno prenderam em São Paulo supostos sequestradores do empresário Abílio Diniz e um deles usava uma camisa do PT. Mais tarde o embuste foi descoberto, mas aí, Inês já tinha batido as botas e levado Lula junto. Gato escaldado tem medo de água fria ensina a sabedoria popular. Mas não creio que atrocidades semelhantes serão perpetradas. Não que sejam impedidos por escrúpulos, isso é uma peça de ficção pra essa gente. Mas hoje o eleitor está mais arisco, as redes sociais estão vigilantes e a maioria dos mais necessitados já deu mostras que prefere manter o que vem dando certo a arriscar aventuras. Quem conseguiu juntar alguma coisa, subir na vida, teme perder. E os governos de Lula e Dilma proporcionaram a um mundão de gente que nada tinha, nem mesmo perspectivas, juntar alguma coisa, e crescer. Além de poder sonhar. Contra todos e inclusive a força da poderosa Mídia corporativa, deve dar Dilma neste domingo.

Dica de Livro: “Memórias Inventadas” – uma deliciosa coletânea de textos do poeta Manoel Barros
“Hoje eu completei oitenta e cinco anos. O poeta nasceu de treze. Naquela ocasião escrevi uma carta aos meus pais, que moravam na fazenda, contando que eu já decidira o que queria ser no meu futuro. Que eu não queria ser doutor. Nem doutor de curar nem doutor de fazer casa nem doutor de medir terras. Que eu queria era ser fraseador. Meu pai ficou meio vago depois de ler a carta. Minha mãe inclinou a cabeça. Eu queria ser fraseador e não doutor. Então, o meu irmão mais velho perguntou: Mas esse tal de fraseador bota mantimento em casa ? Eu não queria ser doutor, eu só queria ser fraseador. Meu irmão insistiu: Mas se fraseador não bota mantimento em casa, nós temos que botar uma enxada na mão desse menino pra ele deixar de variar. A mãe baixou a cabeça um pouco mais. O pai continuou meio vago. Mas não botou enxada”. Fraseador, texto da pagina 39. ‘Memórias Inventadas – As Infâncias de Manoel de Barros’ – Ed. Planeta, capa dura, que pode ser encontrado em livrarias de Resende.

TRIPA
* Enfim chegamos ao dia de ir às urnas. Em Resende alguns nomes disputam voto a voto a confiança do eleitor (que belo clichê, não ?). Os critérios dos eleitores são os mais variados. E é assim mesmo a coisa. São sempre muitos nomes e poucas perspectivas. Os mais falados são Pedra, Silvinho, Julianelli, Rogério, Irâni e Ana Paula. Não é leviano especular que os cinco candidatos busquem o cacife que os impulsionem a aspirar a sucessão de Rechuan daqui a dois anos. Acredito que as urnas vão ratificar os propósitos de pelo menos dois nomes para 2016. Com relação a Ana Paula, há quem acredite que possa contrariar as previsões crônicas e os sucessivos fracassos que deixam Resende sem apoio parlamentar em Brasília e na Alerj. Apoio de candidatos da terra seja dito. Os dados estão rolando. Vamos aguardar o que dirão as urnas * Depois da folga de domingo passado, o Futebol Soçaite Quarentão da AABB está de volta. Os resultados da segunda rodada foram os seguintes: Casa da Lua 5 x 0 Real Sport; Turma da Pelada 3 x 2 Brameiros e Ipiranga 3 x 2 Brameiros Master. A rodada de domingo é a seguinte: Ipiranga x Turma da Pelada (8h30min); Brameiros Master x Casa da Lua (10h) e Brameiros x Real Sport (11h15min). Os Brameiros prometem voltar à briga * No rescaldo da Exapicor, fora problemas provocados pelo temporal de domingo, ficou de positivo, as iniciativas culturais. Com relação aos grandes do palco principal, nada de surpresas. Destaque positivo para o já quase resendense, ‘Capital Inicial’ e negativo para Paula Fernandes. Um show no lugar errado, na hora errada.

ANIVERSÁRIOS
Dia 5, domingo, inaugura idade nova o meu amigo Melzaque Caetano, o José Antonio (Ed Murphy) e a Preta Pretinha. No dia 6, mais três figuraças mudam de idade, o músico Waldir Belfort, o diretor do Museu da Imagem e do Som de Resende, Gui Rodrigues e gracinha da Mariza Sá. No dia 7, a Carolzinha Andrade, o Marcinho Whately, o Fidel Sant’anna e o Luis Felipe Cesar recebem os ‘parabéns’. No dia 8 o Emído Paes conta mais um ano. No dia 9 é a vez da Fátima Azevedo e da Valéria Pachoal soprarem velinhas e no dia 10, a Idaci Marinho, a Adelina Egle o Vagner Barcelos ficam mais experientes. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.