Três homens foram detidos na Operação Lei Seca, realizada na madrugada do dia 1º para o dia 2, em frente a um shopping, no Centro de Resende. Dois homens foram presos em flagrante por dirigirem embriagados e um terceiro foi encaminhado à 89ª DP por posse de drogas, mas liberado em seguida por tratar-se de droga para consumo próprio.
A primeira prisão foi realizada ainda na noite do dia 1º. Um trabalhador rural de 38 anos fez o teste do bafômetro, que constatou que ele estava com 0,51 miligramas de álcool por litro de sangue e ficou detido, onde aguarda para ser encaminhado à Casa de Custódia de Resende. O segundo homem preso em flagrante por embriaguez foi detido a meia noite e meia com 0,49 miligramas de álcool por litro de sangue. O autônomo de 39 anos, que estava em uma motocicleta, pagou fiança e foi liberado.
Às 2h55, um homem de 20 anos foi encontrado com maconha no bolso de sua jaqueta. Havia uma pequena quantidade de erva seca picada em uma embalagem de vidro e mais cinco pontas de cigarro queimadas conhecidas como guimbas. A perícia constatou que o material tratava-se de 5,6 gramas de maconha. Como o material era para consumo próprio, ele acabou sendo liberado após prestar esclarecimentos.
A pena para quem dirige embriagado e é constatado com mais de seis decigramas de álcool por litro de sangue é a prisão e apreensão do veículo. O veículo é liberado para um condutor habilitado sem álcool no organismo e a prisão pode ser revertida mediante o pagamento de fiança no valor de cinco salários mínimos (R$ 3.620).


