O corpo do ex-sindicalista José Maurício Batista, de 57 anos, foi enterrado na manhã do dia 5, no Cemitério de Bulhões, em Resende. Maurício morreu na manhã do dia 4, em um acidente no Km 210 da Rodovia Presidente Dutra, próximo ao bairro São Caetano.
Ele teria tido um problema no carro, uma caminhonete GM A 10, estacionou o veículo no acostamento e desceu para verificá-lo, já que trabalhava como mecânico. Foi quando o caminhão Mercedes Benz dirigido pelo motorista Maurício da Silva Melo, de 43 anos, o atingiu e o matou na hora.
Como o motorista ficou no local do acidente aguardando a chegada da Polícia Rodoviária Federal e da perícia, ele será indiciado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Ainda assim, o tacógrafo do carro foi apreendido pela Polícia Civil de Resende e está sendo investigado.
José Maurício, era casado com a jornalista Maria Madalena Baptista, a Madá, que já assessorou a Águas das Agulhas Negras e a Câmara Municipal de Resende. Ele fez parte do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, quando a entidade ainda era filiada à CUT.
E UMA TRISTEZA PARA CLASSE TRABALHADORA, A PERDA DE UM SINDICALISTA,
AINDA MAIS, SE TRATANDO DO INCANSAVEL MAURICIO BOQUINHA, QUE FOI PERSEGUIDO, COMO OUTROS SIDICALISTAS DESTE PAIS, NÃO PODE EMPOBRECER
MAIS ESTA CLASSE JÁ PERSEGUIDA POR DITADORES DO PODER, ESTA PERDA.
MINHAS CONSIDERAÇÕES AOS SEUS FAMILIARES, E TODOS OS AMIGOS.
Foi uma grande perda para os amigos e com certeza primeiramente para a família, o Maurício ( boquinha, como alguns o conhecia ) era uma pessoa do bem, e ajudou muita gente ao longo da sua vida, com certeza ele deixa muita saudade, digo até pelo meu pai, que sente muito pela perda desse amigo tão querido, que Deus dê a ele um bom lugar no céu….