Degase de Volta Redonda registra briga de internos

Uma disputa entre facções criminosas provocou uma briga no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) de Volta Redonda, no fim da manhã deste domingo, dia 22, de acordo com informações da direção da unidade. Um grupo de internos teria aproveitado o fim do horário de visita para provocar a confusão, mas a instituição não considerou a briga uma “situação de rebelião”.

De acordo com a direção da unidade, a briga aconteceu quando amigos e parentes dos menores se preparavam para ir embora, sendo que alguns pais teriam se envolvido na confusão para defender os filhos. Segundo a Polícia Militar, chamada para conter a situação, aproximadamente 10 adolescentes infratores se envolveram na discussão.

Ninguém ficou ferido com gravidade ou precisou ser encaminhado ao hospital. As vítimas foram atendidas pela equipe médica do Degase. Responsáveis pelo local disseram ainda que objetos, como cadeiras, foram usados como armas. Segundo a direção, a visita da tarde, geralmente com duração de quatro horas, foi reduzida para uma.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, no início da tarde, 15 agentes permaneciam na unidade do Degase como medida de precaução.

SEGUNDA UNIDADE NO INTERIOR
Inaugurado pelo Governo do Estado no dia 13 de dezembro do ano passado, no bairro Roma I, a unidade do Novo Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas) de Volta Redonda, centro Irmã Assunción de La Gándara Ustará, tem capacidade para abrigar 90 jovens, atendendo 25 municípios do Sul Fluminense e Médio Paraíba (incluindo Resende e Região das Agulhas Negras), mas abriga atualmente 132 internos.

O espaço conta com área de cinco mil metros quadrados e é voltado para internação, internação provisória e acautelamento exclusivo de adolescentes do sexo masculino, com idades entre 12 e 18 anos.

Os jovens contam com equipe de agentes socioeducativos, assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, médico, nutricionista, dentista, enfermeiro e técnico de enfermagem. O centro educativo de Volta Redonda é o segundo instalado no interior. A primeira unidade do interior foi instalada em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, em maio do ano passado, e atende a mais 24 municípios da região.

Fotos: Divulgação/Subsecretaria de Comunicação Social do Estado

Fontes: G1 e Subsecretaria de Comunicação Social do Estado

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.