Colégio João Maia realiza IX Jornada de Educação Ambiental na Câmara de Resende

A IX Jornada de Educação Ambiental, promovida pelo Colégio Estadual Doutor João Maia e organizada pela professora de Biologia Genise Ferreira, teve sua primeira etapa concluída na manhã do dia 10, na Câmara Municipal de Resende. Foram 11 palestras realizadas nos dias 6, 9 e 10, que embasarão um trabalho prático que será realizado com 25 alunos a partir do mês de agosto.

– O projeto existe desde 2006 e trabalha o Meio Ambiente de forma interdisciplinar nos ensinos fundamental e médio. A primeira etapa esse ano é na Câmara, mas já foi no Sindicato Rural, Senac. São palestras abertas ao público. Na segunda etapa,25 alunos por ano participam. Vamos trabalhar com o Parque Nacional do Itatiaia e a Serra da Bocaina. No dia 5 de agosto vamos para a parte alta do parque com o Gean (Grupo Excursionista das Agulhas Negras) – explicou a professora Genise.

Ela lembrou que a ideia da jornada foi do jornalista André Trigueiro, que é pós graduado em Gestão Ambiental, e foi o palestrante principal do primeiro evento.

– Foi ideia dele. O convidei para uma palestra e ele perguntou por que não faríamos uma jornada e assim fizemos. No ano que vem é a 10ª jornada. Fechamos o ciclo de Educação Ambiental e começamos o de Educação e Saúde, então vamos fechar com o André Trigueiro – antecipou a professora de biologia.

Para ela, que já leciona há 20 anos, o trabalho realizado na última década mudou completamente a visão dos alunos do Colégio João Maia, e muitos optaram até mesmo por seguir carreira na área.

– Aula no campo é uma oportunidade que eu só tive na faculdade e eles têm a partir do nono ano, esse contato com a fauna, a flora. O envolvimento dos alunos com a escola muda, os que participam são sensibilizados, não jogam lixo da mesma forma, cinco ou seis fizeram Biologia. A gente ajuda a estimular carreiras para o Meio Ambiente, é o que estimula ser professor – avaliou Genise.

 

 

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.