IML de Resende é reaberto

O Instituto Médico Legal (IML) de Resende foi reaberto na noite do dia 28, segundo informações de funcionários. No entanto, eles ainda não sabemse a reabertura é apenas provisória ou permanente. Na sessão da Câmara de Vereadores realizada no dia 27 o assunto discutido foi o fechamento do órgão, que atende também os municípios de Itatiaia, Quatis e Porto Real, e havia ficado inativo desde o dia 26. Os vereadores demonstraram preocupação, mas ainda não sabiam o que fazer para reabrir o posto. Enquanto isso, os exames de corpo de delito e as necropsias estavam sendo realizados no IML de Três Poços, em Volta Redonda, a mais de 50 Km de Resende. A assessoria de comunicação da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro afirmou que o problema se devia à lei complementar federal 144, sancionada no dia 15.

O fechamento do IML se deu após uma determinação do Chefe de Polícia do Governo do Estado, publicada no Boletim Informativo da Polícia Civil, na noite do dia 23 (foto). Ele informava que o prédio de Resende seria utilizado apenas para a realização de perícias criminais e que todos os exames médicos – necropsias, lesões, integridade física – passariam a ser realizados no IML de Três Poços.

A situação não é nova em Resende. Em 2005 o posto do IML, que ficava no bairro Alto dos Passos, foi fechado e as perícias passaram a ser realizadas em Volta Redonda. Em agosto de 2009 foi anunciada a reativação do local, que passou por uma reforma no valor de R$ 50 mil. Na mesma época, o Governo do Estado anunciou que construiria a unidade atual, no valor de R$ 2 milhões, que estava em funcionamento até o dia 23.

Confira o desfecho desse caso no jornal BEIRA-RIO. Nas bancas!

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.