Moradores e comerciantes de Penedo, em Itatiaia, se reuniram no dia 19 para protestar contra um vazamento de esgoto que estaria causando constrangimentos aos turistas, principalmente nos fins de semana. O vazamento é proveniente de um restaurante na Avenida das Mangueiras, uma das principais do distrito. O proprietário do restaurante, contudo, afirmou que já está realizando uma obra para conter o vazamento e que o problema deve ser resolvido nos próximos dias.
O problema teria começado há alguns meses, segundo moradores. Penedo, embora seja um distrito turístico, responsável por grande parte da arrecadação de Itatiaia, não possui um sistema de tratamento de esgoto. Por isso, os moradores e comerciantes teriam feito um acordo informal para construir fossas e filtros em seus imóveis. Os líquidos filtrados seriam jogados na rede de coleta pluvial e, posteriormente, encaminhados ao Rio das Pedras. Já as fossas, seriam limpas através da contratação de limpa-fossas, pagas pelos próprios moradores e comerciantes. A filtragem dos líquidos do restaurante mencionado, contudo, não estaria acontecendo e o esgoto estaria sendo jogado no meio da rua.
— Esse esgoto está há pelo menos dois meses correndo a céu aberto. Ele tem que colocar um filtro na caixa de gordura para só depois esgotar sua água na rede de água pluvial. Tem que filtrar e tratar. Se colocar um filtro no sumidouro tudo bem, é o que todos fazem – relatou a empresária Márcia de Souza.
Saiba mais sobre o problema nas páginas do jornal BEIRA-RIO. Assine já!