Audiência pública discute implantação da UFF em Barra Mansa

O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, participou no dia 16 da audiência pública, organizada pela Frente Popular de Luta – BM, no Palácio Barão de Guapy, no Centro. O tema “Universidade Pública que queremos” foi amplamente debatido entre estudantes, representantes da UFF (Universidade Federal Fluminense), secretários municipais, vereadores, deputados e pelo senador Lindberg Farias, que também esteve presente, e garantiu que há possibilidade de emendas federais para a implantação da universidade em Barra Mansa.

Cerca de 300 pessoas compareceram à audiência. Além do palácio lotado, foi montada uma tenda com um telão no Corredor Cultural, onde estudantes de escolas públicas puderam acompanhar o evento. O prefeito assinou, junto com o reitor da UFF, Roberto Sá, um protocolo de intenções para ações conjuntas a favor do município e da população. De acordo com o reitor, o objetivo do documento é oficializar a intenção da UFF em construir um campus em Barra Mansa, no Parque da Cidade.

– Em 2015 já teremos uma licenciatura em Barra Mansa. Vamos começar com o curso de Letras (Português/Inglês), que, provavelmente, enquanto a obra estiver sendo executada, vai funcionar no Ciep do bairro Bom Pastor, que fica ao lado do Parque da Cidade – anunciou Roberto Sá.

O secretário municipal de Planejamento Urbano, Ronaldo Alves, apresentou o projeto estrutural da universidade baseado nos padrões do Campus de Volta Redonda. Jonas Marins comemorou a conquista.

– Parabenizo a FPL pela articulação, que teve início nas manifestações do ano passado. Abracei a causa prontamente, pois já era uma proposta de campanha. Na época ainda não havia vislumbrado o Parque da Cidade como local para a instalação da universidade, mas após estudos, tenho certeza que lá é o melhor local para termos a universidade pública que queremos – garantiu Jonas, ressaltando a importância do movimento estudantil.

– Saímos à frente nas soluções das pautas produzidas em meio às manifestações populares. Vocês foram para a rua, mas com um grande diferencial, reivindicações sérias. Estamos cumprindo o que prometemos e avançando cada vez mais, não apenas na questão da universidade pública, como também no transporte coletivo. Já começamos uma série de audiências públicas para a construção do Plano Popular de Mobilidade Urbana. Discussões populares são boas para o desenvolvimento da nossa cidade e já deixo aqui um aviso: a licitação do transporte público vai acontecer. Doa a quem doer – concluiu o prefeito.

Fonte: Prefeitura de Barra Mansa

Fotos: Sergio Fortuna/Prefeitura de Barra Mansa

 

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.