Projeto tenta levar a Cultura de Paz a Resende

O projeto Viva Paz realizou na tarde do dia 24, no Plenário da Câmara Municipal de Resende, mais um encontro para instrumentalizar a Cultura da Paz no município de Resende. Neste terceiro encontro as palestrantes Guaraciara Lavor Lopes e Olívia Barreto Gomes falaram sobre como cada pessoa pode contribuir para tornar a sociedade mais pacífica e sustentável e ajudar a disseminar a cultura de paz. Participaram do evento representantes da Pastoral da Criança, igrejas cristãs, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Resende (CMDCAR), Confiar, Coordenadoria da Mulher, secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e Educação, Coordenadoria do Idoso, associações de moradores, Conselho Tutelar e Comitê pela Transparência e Controle Social de Resende (ComSocial).

— O objetivo é articular pessoas para falar sobre a paz, para falar sobre violência já tem muita gente por aí. Não é fácil falar em paz, mas esse município já está em 24 municípios do estado do Rio de Janeiro e existe a promessa de se expandir por todos os municípios do estado. É uma semente que estamos lançando, se cada um desses representantes que estiveram aqui passar essa mensagem para uma pessoa e cada pessoa para mais uma já é um bom resultado – comentou a articuladora do projeto em Resende, Maria Elena de Almeida Rabelo.

A importância do assunto é revelada quando se conhece os números de Resende. De janeiro até o meio de abril de 2014, o jornal BEIRA-RIO já havia noticiado 87 casos de agressão em suas páginas, sem contar aqueles relacionados a mulheres e que se enquadrariam na Lei Maria da Penha. Entre esses casos, além dos tradicionais socos e pontapés, há casos de facadas, garrafadas, pedradas e até uma foiçada. Além disso, nos primeiros quatro meses do ano, já aconteceram 16 tentativas de homicídio na cidade e 11 assassinatos.

Na foto, participantes de encontro sobre diversidade religiosa.

Leia a matéria na íntegra assinando a versão digital.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.