Alunos de Mauá aprendem a cuidar de horta em projeto do Inea

Imagine comer verduras e legumes fresquinhos, que você mesmo plantou, sem aditivos químicos, e ainda aprender mais sobre o Meio Ambiente através desse experimento? É essa a experiência que cerca de 12 alunos estão tendo no Colégio Estadual Antônio Quirino, em Visconde de Mauá, desde julho do ano passado. Eles estão participando do projeto “Horta Agroecológica com Foco em Resíduos Sólidos e Compostagem”, que faz parte do “Coleta Seletiva Solidária”, um programa do Inea (Instituto Estadual do Ambiente).

— Comecei a participar de reuniões no colégio para implantar a coleta seletiva e almoçava lá. Eu observava na escola aquele espaço enorme e, como eu já vinha de um trabalho de outro estado com escola e horta me deu um “clique” e pensei que poderíamos fazer um trabalho relacionando a coleta seletiva, produzir alimentos, promover o enriquecimento da merenda e aproveitamento de resíduos com alto valor nutritivo – lembrou Lucia Collaço, assessora técnica do Programa Coleta Seletiva Solidária.

Ela se juntou ao professor de Biologia da escola, Eduardo Mattos Ribeiro, e juntos eles escreveram o projeto e encaminharam ao Inea, que o aprovou. Eles convidaram mais duas pessoas para ajudar, a pedagoga Gaia Traverso e o horticultor Antônio da Silva, que já havia sido funcionário da escola e, na época, mantinha uma pequena horta no local. Como a principal função era pedagógica, o projeto começou com as turmas de 6º e 7º ano que já estudavam com Eduardo.

Conheça melhor o projeto nas páginas do jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.