Após falta d’água vacinação contra gripe é retomada em Resende

A campanha de vacinação contra a gripe, promovida pelo Governo Federal, estava acontecendo sem problemas na manhã do dia 26, em Resende. Na véspera, uma falta de água interrompeu a vacinação em um dos principais postos da cidade, a Policlínica do Manejo. Após ter sido retomada, na manhã do dia 26, 154 pessoas, em sua maioria idosos, já haviam sido vacinadas.

Maria Eugênia Mol de Menezes, de 53 anos, fez questão de tomar a vacina mesmo sem estar na faixa etária da campanha.

– Tenho efizema pulmonar, então o médico me deu uma carta solicitando a vacinação porque se eu pegar gripe é perigoso, eu tenho que correr de gente gripada. Achei ótima essa campanha porque muita gente não tem condição de comprar a vacina, excelente, todo ano vou voltar – comentou Maria Eugênia que, ao ser vacinada, também não sentiu dor: “Foi só uma picadinha mesmo”.

No dia 25, logo após o almoço, a água havia acabado e mesmo assim os recepcionistas do posto encaminhavam os pacientes para a sala de vacinação, desagradando muitos deles.

– Não achei isso certo de mandar a gente entrar. Agora tem que voltar amanhã e não é certo, porque disseram que deve retomar a vacinação amanhã ou depois. Lá dentro explicaram que não podiam dar a injeção porque não podiam lavar a mão – comentou a dona de casa Elen Gomes que, junto com o companheiro, havia levado sua filha de oito meses para a vacinação.

Um grupo de cinco idosos também não conseguiu se vacinar, mas tinha disponibilidade para procurar outro local: “Vamos em outro posto, aqui é mais perto, mas acontece”.

A enfermeira que ficou responsável pela vacinação havia chamado o serviço de manutenção da prefeitura, mas às 14h eles ainda não haviam chegado.

– Entrei em contato com a manutenção da prefeitura porque o hidrômetro está funcionando e não tenho competência técnica para avaliar se é um problema da Água das Agulhas Negras ou daqui, até porque teve vazamento há quinze dias aqui. Eles vieram e consertaram, mas pode ter dado algum problema depois, então achei melhor chamar a manutenção – explicou.

Na véspera, dia 24, primeiro dia de vacinação os funcionários do posto haviam vacinado 90 pessoas e até a falta de água outras 75 doses já havia sido distribuídas no dia 25. A preocupação da enfermeira era que o problema não fosse solucionado até a manhã de sábado.

– Estou preocupada porque amanhã é o Dia D da campanha. Os outros atendimentos do posto continuam normalmente, só que eu não vou deixar uma pessoa entrar para ser vacinada sem que possamos lavar as mãos – ela explicou.

O técnico teria chegado por volta das 16h e descoberto que realmente houve uma falta de água na rua devido à obra executada pela prefeitura próximo ao local. Quando ela voltou a ser distribuída, não houve pressão para chegar até o posto.

Até o dia 9 de maio podem se vacinar gratuitamente idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, grávidas, mulheres em pós-parto, profissionais de sa grávidas, mulheres em pós-parto, crianças de seis meses a cinco anos de idade, profissionais da saúde e portadores de doenças crônicas.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.