Acredite se Quiser

– Se a coisa continuar como está, Resende daqui a pouco vai ter mais pré-candidatos a deputado do que habitantes ou do que cargos comissionados. Confirmações só virão a partir de junho, após as convenções, como manda a lei, mas alguns candidatos já bateram o pé que não abrem mão de sua candidatura, como Rogério Coutinho, pelo PT, ou fizeram cerimônias de lançamento de pré-candidatura, como a primeira dama Ana Paula Rechuan, pelo PMDB. Só que tem aqueles que já espalharam o burburinho ou que estão sendo pressionados pelo partido, como os vereadores Soraia Balieiro (PSB) e Irâni (PROS). O presidente da Casa, Bira Ritton (PP), também estaria com tudo preparado para lançar o filho (que nesse caso só faria um ensaio para se candidatar a prefeito daqui a dois anos).

– Falando em Bira Ritton e cargos comissionados, ele usou sua página em uma rede social para justificar a votação em urgência especial do aumento no número de vagas para funcionários públicos (mais de duas mil), aprovada por unanimidade pelos vereadores, no dia 15. Segundo ele, a votação aconteceu desse jeito por um “motivo elementar: respaldar legalmente a convocação de funcionários aprovados no último concurso público da Prefeitura, cujo prazo de vigência termina nas próximas semanas”.

– Ainda sobre a votação, está circulando pelas redes sociais um banner com fotos dos 17 vereadores afirmando que todos votaram a favor da criação dos mais de dois mil cargos na Prefeitura de Resende. Na verdade, como o jornal BEIRA-RIO já havia antecipado na matéria publicada no dia 18, quatro não estavam na casa no dia da votação: Davi (Solidariedade), Stênio (Solidariedade), Mirim (Solidariedade) e Tivo (PP). Se eles teriam votado a favor ou contra o projeto já é outra história, mas desta vez eles não estavam lá para aprovar o projeto.

– João de Sousa Gomes (PRB) tomou posse como vereador na Câmara Municipal de Porto Real na última semana. Ele ocupará a cadeira que antes estava com Heitor Silvestre (PSC) que, a princípio, ficará afastado por 180 dias a pedido da Justiça, sob acusação de improbidade administrativa. Na ocasião, Heitor era o presidente da Casa e teria concedido funções gratificadas indevidas aos servidores.

– Ainda sobre Porto Real, o diretor de comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, Bartolomeu Citeli, está usando sua página em uma rede social para divulgar a 1ª edição da Festa do Trabalhador, em Porto Real. Semelhante à que costuma acontecer em Resende, estão previstas apresentações musicais e sorteio de brindes, entre eles um carro. Na propaganda, não fica claro se o sindicato ajudou financeiramente, mas só a divulgação do evento já é um apoio. Vale lembrar que, em Resende, o grupo não quis participar da festa supostamente em retaliação ao vereador Mirim, que montou uma chapa para concorrer à eleições do sindicato dos metalúrgicos.

– Na quinta-feira, dia 17, um leitor que não quis se identificar ligou para a redação do jornal BEIRA-RIO denunciando que funcionários da prefeitura estariam fazendo a limpeza de um terreno particular que pertence à Associação de Moradores dos bairros Primavera e Toyota (Primatoya). No sábado, dia 19, a associação realizou uma festa de Páscoa no local e o vereador Tisga (PPS) foi um dos que subiu ao palanque do evento, voltado principalmente para crianças. Seria esse um primeiro capítulo da parceria Tisga/Prefeitura, iniciada quando o PPS ganhou uma secretaria e se tornou base aliada do governo?

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.