Sono e atividade física contra o câncer

Pedalar pode ser uma das alternativas de prevenção (Foto: orthocrin.com.br)

Dia 8 de abril é o Dia Mundial do Combate ao Câncer. A data, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem por objetivo conscientizar as pessoas quanto à importância da adoção de hábitos mais saudáveis, com foco na prevenção desta que é uma das doenças que ainda mais mata no mundo.

No Brasil, dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva), estimam que 576 mil novos casos da doença possam ser diagnosticados somente este ano, caso não haja mudanças de alguns hábitos do brasileiro ou investimentos em prevenção. A alimentação desregrada, o cigarro, a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas e a exposição prolongada ao sol são alguns dos fatores que mais contribuem para o desenvolvimento da doença.

Sendo assim, a adoção de algumas medidas bem simples e rotineiras pode ser o primeiro passo para evitar este mal. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer, nos Estados Unidos, um sono de qualidade, aliado à prática regular de atividades físicas, desempenha papel fundamental na prevenção da doença. O estudo realizado durante dez anos, com quase seis mil mulheres, revelou que aquelas que praticavam exercícios físicos constantemente registraram uma probabilidade 25% menor de desenvolver qualquer tipo de câncer. No entanto, entre estas mesmas voluntárias, que praticavam atividades regularmente, a ausência do sono reparador elevou para 47% o risco de exposição à doença.

Leia mais sobre essa pesquisa no jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.