Ação no Calçadão abre Semana de Conscientização sobre o Autismo

Começou neste sábado, dia 29, as comemorações promovidas pela Associação dos Amigos dos Autistas de Resende (Amar). A entidade promoveu entre às 9 e 13 horas, no Calçadão de Resende, a divulgação do que é o autismo e como seus sinais e sintomas podem ser identificados em uma pessoa, com direito a pipoca, algodão doce e venda de artesanato, cuja renda será revertida em prol da Amar.

O casal formado pela administradora Luzimar Alves e pelo gerente operacional Vanderlei Cardoso estiveram passando pelo local, e procuraram se informar melhor sobre o transtorno, que afeta atualmente cerca de 4 milhões de brasileiros (contando apenas com os que receberam o diagnóstico). “Tenho lido muito sobre o autismo, ainda mais que nosso filho é hiperativo. Mesmo ele não sendo autista, sabemos que a hiperatividade é um dos sinais de autismo”, diz Luzimar.

A presidente Marise Siqueira (foto), que participou ativamente da campanha de conscientização promovida neste sábado, relembra das conquistas obtidas pela Amar oito meses após a aprovação da Lei 3019, de 3 de julho do 2013, de autoria do vereador Tiago Forastieri (PSC), que institui Políticas Municipais de Proteção à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. “Também passamos a ter o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que custeará o aluguel de um espaço que funcionará como o primeiro centro de referência à pessoa com autismo da nossa região, onde contaremos com profissionais qualificados e cadastraremos mais famílias com portadores de autismo”, antecipa Marise.

Durante a semana anda acontece outras ações para a comemoração da data. Monumentos de Resende, entre eles a Praça do Trenzinho (Campos Elíseos), Aman, Espaço Z e a passarela receberão a iluminação azul, cor-símbolo da luta contra o autismo. E na data de conscientização, em 2 de abril, haverá uma missa em Ação de Graças, às 19h, na Igreja do Cristo Ressuscitado, no bairro Vila Julieta.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.