Programa do PNI já teve mais de 150 voluntários

Ficar em meio à natureza, aprendendo e ensinando a cuidar do meio ambiente parece uma boa opção para seu Carnaval? Esta foi a escolha de 16 pessoas que, entre os dias 1º e 4 deste mês atuaram no Programa de Voluntariado do Parque Nacional do Itatiaia. O programa, que existe há 12 anos, já formou mais de 150 pessoas, muitas das quais se tornam instrutores nas edições seguintes.

— Trabalho na guarda municipal de Itatiaia e fiz o curso de socorrista na Cruz Vermelha, já pensando em ser voluntário. Trabalho no hospital de Itatiaia, então penso que é muito importante que eu tenha noções de primeiros socorros, por exemplo. E aí, como eu fiz o curso, me tornei voluntário e fui chamado para trabalhar aqui – comentou Rogério Muniz, que atuou como voluntário pela Cruz Vermelha e, entre suas atividades, estava dando orientações sobre saúde e ajudando os visitantes do parque a aferir a pressão.

Junto com os voluntários da Cruz Vermelha, havia ainda biólogos, estudantes, professores e escoteiros, todos treinados para dar orientações para os turistas sobre os locais em que poderiam ir, onde deveriam estacionar seus carros, instruí-los sobre a proteção da fauna, flora, recursos hídricos e destinação de lixo e várias outras atividades. Além da alimentação durante os quatro dias de trabalho, incluindo almoço e lanche, todos ganhariam também certificados de participação, já que o programa é oficial, ligado diretamente à coordenação de gestão sócio ambiental do meio ambiente de Brasília.

Confira a matéria na íntegra no jornal BEIRA-RIO. Nas bancas!

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.