Exame de aptidão física é essecial para a pratica de atividades

Entrar em forma e começar ano em dia com a saúde é o desejo de muita gente. E uma das maneiras de conseguir um resultado satisfatório e é a prática de atividades físicas. Mas antes de dar o pontapé inicial na atividade é necessário passar por uma Avaliação Clínica, onde o médico vai solicitar exames de acordo com a idade da pessoa, para atestar a aptidão física e quais atividades podem ser realizadas.

Nos casos mais simples, além da avaliação clínica inicial, são realizados eletrocardiograma, hemograma completo, glicemia de jejum, ureia e creatinina, lipidograma completo e ácido úrico.

 Já os exames funcionais, como o teste de esforço, ecocardiograma de estresse e cintilografia, são indicados para atletas ou pessoas com mais de 60 anos de idade. Ao final da avaliação o médico terá de fornecer ao paciente um atestado de aptidão para pratica de atividade física. Neste atestado, deverá constar o tipo de esporte para o qual a pessoa está apta de acordo com uma classificação específica que leva em conta a estática e a dinâmica da modalidade.

Fonte: Hospital São Vicente – FUNEF

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.