Porto Real incluirá o empreendedorismo na rede municipal de ensino

A subsecretária de Educação do Município de Porto Real, professora Maria Madalena Ferreira de Souza e o coordenador de 5ª a 8ª séries e EJA (Educação de Jovens e Adultos), professor Leandro da Rocha Mendes, anunciaram  a implantação das matérias de “Introdução ao Empreendedorismo” e “Introdução a Tecnologia e Inovação” na parte diversificada da grade curricular da rede municipal de ensino de Porto Real.

Segundo a subsecretária de Educação as matérias serão inseridas nas grades curriculares das turmas no início do ano letivo de 2014, em toda a rede municipal de ensino, conforme entendimento do corpo técnico e pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e a prefeita Cida. Informou ainda que o município receberá o apoio do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio as Pequenas e Micro Empresas e da UERJ, Universidade Estadual do Rio de Janeiro Campus Resende na implantação do novo modelo pedagógico. “Estamos formatando as cargas horárias e o conteúdo programático das novas matérias que serão implementadas este ano e entrando em contato com o pessoal do SEBRAE e da UERJ para finalizar nosso trabalho. Também estamos selecionando os professores que vão ministrar as novas matérias, observando o perfil necessário”, disse o coordenador Leandro da Rocha Mendes.

O SEBRAE está representado no município por Marcus Vinicius Resende, que vem nos ajudando nos conteúdos de capacitação para a matéria de “Introdução ao Empreendedorismo”. Acreditamos que vamos fazer  uma  revolução para os jovens alunos de nossa cidade que a partir desta nova modalidade pedagógica, onde através de um ensino continuado, os princípios básicos de empreendedorismo serão inseridos no dia a dia dos alunos, e assim conseguiremos criar disseminadores das práticas empreendedoras que poderão desde já modificar o comportamento familiar em relação ao tema, além de tornar nossos jovens verdadeiros empreendedores de Porto Real, disse Maria Madalena Ferreira.

A prefeita Cida esteve reunida no final do ano passado com o diretor da Faculdade de Tecnologia – FAT da  UERJ, professor Jacques Fernandes Dias, onde ficou determinado que o município fará um convênio com a referida instituição de ensino para a realização de uma série de trabalhos de formação educacional entre a UERJ, Prefeitura de Porto Real, empresas e indústrias locais, visando a iniciação dos jovens à tecnologia e inovação, além da aproximação destes alunos ao universo das indústrias instaladas em Porto Real.  Além disso, a UERJ também participará da formatação do conteúdo programático da parte de “Introdução a Tecnologia e Inovação”, informou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Eduardo Linhares.

Para o diretor de Indústria, Comércio e Prestação de Serviços, José Ademir Bittencourt, a crescente capacitação dos moradores de Porto Real propiciará um incremento significativo  na absorção da mão de obra local nas vagas ofertadas pelas indústrias. O grande ponto é iniciar esse trabalho desde a criança passando também pelo jovem sem deixar a questão da qualificação continuada do adulto, que possibilitará ao cidadão a ascensão profissional, lembrando inclusive da vinda da Escola Técnica para Porto Real.

Segundo o representante do SEBRAE em Porto Real, Marcus Vinicius, o trabalho a ser desenvolvido em Porto Real é inédito e desafiador. O foco será no incentivo do comportamento empreendedor ao protagonismo juvenil e a futura inserção dos alunos no mercado de trabalho por meio de uma postura empreendedora ou da criação do próprio negócio. Também será realizada uma capacitação dos professores que irão ministrar as aulas.

“Essas ações visam contribuir para o crescimento e desenvolvimento do município através da capacitação e qualificação da população a partir do ensino fundamental, criando uma verdadeira cultura empreendedora que certamente se refletirá em pessoas capazes de criarem sua própria história, seu próprio destino, seu próprio negócio, a inserção no mercado de trabalho, a empregabilidade  e um futuro melhor para Porto Real”, finalizou a prefeita.

Fonte: PMPR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.