Porto Real realiza levantamento de índice da dengue

Os agentes de controle de endemias estiveram, durante a última semana, realizando o Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa). O levantamento consiste na coleta de larvas, para que seja feita uma análise prévia das áreas prioritárias para o tratamento.

O objetivo do LIRAa é levantar o índice de infestação por Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue, pelos bairros do município. A cada dois meses, em média, este trabalho é realizado no município e para isso o PNCD (Programa Nacional de Controle da Dengue) sorteia as localidades que deverão ser inspecionadas pelos agentes de endemias, na semana que antecede o início do ciclo normal.

Ao final de uma semana de trabalho, a supervisora do PNCD de Porto Real, Márcia Carvalho, comemora o resultado: “O preconizado pelo Ministério da Saúde é de que o índice de infestação esteja abaixo de 1%. E mesmo após esse período de recesso, nosso índice é satisfatório. Nunca chegamos a 1% de infestação nos últimos anos”, destaca.

“Nosso trabalho é difícil. Ainda há moradores muito resistentes, mas podemos dizer que conseguimos contornar a situação, convencendo estas pessoas sobre a importância do tratamento”, relata Ana Oliveira, supervisora do PNCD.  Para ela, a conscientização é ainda é o melhor caminho para os que resistem. “Nós voltamos várias vezes e acabamos tendo sucesso na persistência. O trabalho é educativo. A orientação adequada muda o pensamento das pessoas”, diz Ana.

Conforme informações da Vigilância Sanitária de Porto Real, desde 2010 o índice de infestação por Aedes Aegypti encontra-se menor que 1%.

Fonte: PMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.