Ainda com força no interior

Ainda que nos últimos anos tenha perdido força nos grandes centros, possivelmente devido à falta de pessoas interessadas, os grupos de Folias de Reis ainda resistem em várias localidades do interior. Um delas, criada em Visconde de Mauá e comandada pelo artista Jorge Brito, ganhou importante apoio local nos últimos anos.

O grupo reúne um grupo de violeiros, sanfoneiros e cantadores, que costumam sair pela região de Mauá passando de casa em casa, levando a palavra e a cantoria de devoção ao Menino Jesus. Depois de dias cantando e tocando, realizam a Festa de Reis para toda a comunidade. “Desde 2009, o centro cultural começou a apoiar essa atividade, quando reunimos dezenas de bordadeiras para a confecção de uma bandeira”, relata a responsável pelo Centro Cultural Visconde de Mauá, Márcia Patrocínio.

O trabalho da equipe começa na noite de Natal (24 de dezembro) e costuma se encerrar no dia de Reis Magos (6 de janeiro). “É um trabalho de devoção e alegria”, exalta Márcia. Mas o período de apresentações não costuma seguir tal regra tradicional. A primeira aparição do grupo aconteceu em 15 de dezembro, na última edição da Feira Sertaneja de Resende, no Parque de Exposições (foto).

Saiba mais sobre o grupo. Assine a versão digital do jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.