Laís Amaral

A Andréia errou por culpa da minha foto desatualizada
Sábado passado fui ao samba do Boteco, do Alexandre. Cheguei quase no final. (Vinha de uma visita ao belo parque onde existiu a cidade de São João Marcos, em Rio Claro). Quem comandou o barulho foi o Wilsinho Ramalho. Legal o movimento, muita gente cantando, sambando, porém o que mais marcou naquela tarde/noite foi eu ter sido promovido a pai do Thiago Zaidan. Conheço a ‘maiinha’ do Zaidan e nunca fomos mais do que amigos. Foi a Andréia Brandão, esposa do meu amigo Jóia e leitora desta coluna, quem provocou o inusitado. Zaidan fez a apresentação: “Esse é o Laís” e ela lascou, desconcertante: “Seu pai?” A gargalhada foi geral. Andreia ficou um pouquinho ‘sem graça’ por achar que me “envelhecera” e fez questão de completar meu nome e afirmar que é minha leitora. Claro que acreditei. A Andréia me conhece dos textos e daquela foto na cabeça desta página, quando eu estava uns 15 anos mais novo. Ana Lúcia, para evitar novos constrangimentos, vamos atualizar a minha foto? PS: Não vem ao caso, mas tenho a mesma idade do pai do Zaidan.

Ontem foi o Dia do Saci Pererê
Você conhece o Saci Pererê ? O Saci é um dos personagens mais marcantes do folclore brasileiro. Possui até um dia em sua homenagem: ‘31 de outubro’. Provavelmente, surgiu entre povos indígenas da região Sul do Brasil, ainda durante o período colonial (possivelmente no final do século XVIII). Nesta época, era representado por um menino indígena de cor morena e com um rabo, que vivia aprontando travessuras na floresta. Porém, ao migrar para o norte do país, o mito e o personagem sofreram modificações ao receberem influências da cultura africana. O Saci transformou-se num  jovem negro com apenas uma perna, pois, de acordo com o mito, havia perdido a outra numa luta de capoeira. Passou a ser representado usando um gorro vermelho e um cachimbo, típico da cultura africana. Até os dias atuais ele é representado desta forma. Na cidade paulista de São Luis do Paraitinga existe a Sociedade de Observadores do Saci (Sossaci). No fim de semana houve a 10ª festa do Saci, lá em São Luis. No link a seguir, a prova de que o Saci existe https://www.youtube.com/watch?v=csXuvI6oayU. E aqui os versos finais do soneto “31 de Outubro” do meu livro ‘Água de Passarinho’: “Solta bicho ri do homem / Monta mula lobisomem / Olhos rubros estopim / O moleque zombeteiro / É o Sarnento brasileiro / Faz xixi no Halloween”.

TRIPA
* No dia 5 de novembro às 10 horas acontece a abertura da exposição alusiva às efemérides deste ano. Dentre tantas, o centenário da “Posse do Primeiro Prefeito Municipal de Resende”, engenheiro Antônio de Souza Pereira Botafogo. Local: Casa da Cultura. Comando do “preto velho” Claudionor Rosa * Marcus, filho do Edison Louroza mora com a família na Inglaterra, e acabou de receber o título de Cidadão Britânico, o que, naturalmente encheu de orgulho os pais e amigos. O Marcus foi cadete da Aman e se desligou no 4º ano. Tempo suficiente para adquirir ensinamentos que o ajudaram na busca por novos horizontes * Meu amigo Beto ex-Conora e ex outras revendedoras de automóveis, mudou de ramo. Agora é consultor de venda de móveis de uma renomada empresa que se instalou há pouco em Resende. Beto que foi um dos mais prestigiados vendedores de carros na cidade agora quer emplacar como mestre do setor mobiliário. Tem competência pra isso * Leiam no meu Blog: www.bocadesiri-lais.blogspot.com.br artigo do jornalista Pepe Escobar: “O Nascimento do Mundo des-americanizado” e entenda as mudanças na geopolítica mundial a partir de uma decisão da China por uma nova moeda de referencia internacional. Os EUA estão enfraquecidos não conseguindo dar resposta a seus problemas sociais e financeiros e o dólar estaria condenado por não ter lastro * O clamor vem das ruas: “MP libera a música no bar Recanto dos Amigos (Catarino)!!”

ANIVERSÁRIOS
A semana começou com a gracinha da Maria Nina soprando velinhas, no dia 27. No dia seguinte foi a vez da Luciene Vasconcelos.  Na quarta, dia 30, um quarteto legal mudou de idade: a Carol Barcellos (Grila), a Hevelyne Siqueira, a Roseane Nascimento e o meu amigo André Ioras. Ontem, a minha amiga Renata Bento e o chileno mais resendense do mundo, o Luis Enrique Jara, inauguraram idade nova. Hoje (dia 1º de novembro) outro quarteto recebeu os ‘parabéns’: a Tânia Chiarini, a Ângela Monteiro, o Sebastião Gama (Tatão) e o Renato Serra. Amanhã, dia 2, conta mais um ano de vida a amiga Jô Farizel e no domingo dia 3, o Erlom Viana e a Naiara Pacífico ficam mais experientes. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.