Escoteiros participam do Dia Mundial da Limpeza

Neste sábado, dia 21, é comemorado o Dia Mundial da Limpeza. E Resende fez sua estreia no projeto Limpeza na Praia, uma parceria entre o Instituto Aqualung, uma emissora de TV local e a Prefeitura de Resende, através da Agência do Meio Ambiente de Resende (Amar). Dessa vez, acontece a etapa da coleta do lixo em cinco pontos da cidade: Lagoa do Mirante, Lagoa da Fazenda da Barra, foz do rio Alambari (Bairro Comercial), Parque Zumbi e rio Paraíba do Sul. Os participantes foram divididos em cinco equipe, que começaram as atividades às 10 horas e terminam às 13 horas.

A programação envolve voluntários, biólogos e equipe de coordenadores formados durante a capacitação feita pelo instituto, em Resende, no último dia 2. Entre esses voluntários estava um grupo de escoteiros de todas as faixas etárias do Grupo Escoteiro Guia Lopes, que fizeram a coleta do lixo no Parque Zumbi. “A gente ensina os filhos e netos a jogar lixo no lugar certo, e iniciativas como essa é boa pois o que as pessoas que fora irão pensar se a gente fica sujando as margens do rio”, diz a dona de casa Evanira Cândido Madeira, avó do estudante do grupo Lobinho, Wesley Cândido Madeira da Rocha, de apenas 7 anos (os dois na foto).

De acordo com o chefe de tropa do Guia Lopes, José Cândido Pereira Guimarães, este é o segundo trabalho realizado entre o grupo escoteiro e a Amar. “Já estivemos aqui neste mesmo lugar (no Parque Zumbi, onde o grupo fez um mutirão para recolher o lixo dessa vez. Mas já participamos  de uma atividade em que foram realizados plantios de mudas, isso em junho passado, durante a Semana do Meio Ambiente”, explica.

De acordo com José Cândido, a atividade tem como objetivo inserir os escoteiros nas comunidades. “Estamos passando para eles vários conhecimentos sobre consciência ecológica, e eles estão retransmitindo aos adultos a importância de deixarmos as margens dos rios e lagoas limpas, pois o escotismo é voltado para a respeito à natureza e temos que mostrar isso às crianças”, conclui.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.