Capivaras podem transmitir febre maculosa

Nos últimos meses, a população de Resende tem parado em locais, entre as pontes e margens do rio Paraíba do Sul, no centro da cidade, para tirar fotos e observar os hábitos das capivaras, que costumam estar grupos. Os animais silvestres chamam atenção de pessoas de todas as idades e principalmente das crianças, e no local onde são vistas não oferecem perigo; as pessoas não se aproximam dos roedores que vivem na água por desconhecerem a reação dos animais e o fazem corretamente. Os animais silvestres não oferecem perigo aparente, e a observação deve ser feita sempre mesmo à distância, já que estes animais são responsáveis pela transmissão da febre maculosa, transmitida através do carrapato-estrela, parasita encontrado em animais de grande porte. Em Resende, a capivara se tornou um atrativo, ao buscar as margens do Rio Paraíba para se alimentarem da vegetação e por viverem sempre em bando.

O assunto da febre maculosa foi parar nas redes sociais e chamou a atenção dos resendense que até então viam as capivaras como animais completamente inofensivos.

Em nota enviada após o fechamento da edição impressa, a Agência de Meio Ambiente de Resende (Amar) informa que tanto capivaras como bois, cavalos e outros animais podem ter carrapatos.  A orientação para evitar febre maculosa é não manter contato com os animais.

No caso da capivara, em Resende, elas saem da água para se alimentar nas margens do rio, e a população deve evitar se aproximar tanto para evitar o contágio quanto para preservar o animal. O Setor de Epidemiologia destaca também que Resende não tem nenhum caso de febre maculosa registrado na cidade.

Leia mais sobre a doença. Assine o jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

3 thoughts on “Capivaras podem transmitir febre maculosa

  1. Me poupem agora vão implicar com as capivaras? E o animal que matou algumas delas e a perseguiu em pleno dia, para dar pauladas? Cadê a foto dele? Cadê o nome dele? Acho que ninguém vai ser irresponsável o bastante para tirar foto abraçado com uma capivara e depois alegar que pegou a febre.

  2. As capivaras deveriam ser abatidas ou transferidas para uma reserva ambiental. Esse animal não é nativo da região está causando um desequilíbrio ambiental, qualquer dia vai causar um acidente grave. Para quem está defendendo as capivaras que tal levarem para casa, eita tempo bom em que a caça era permitido no Brasil dava uns tiros nelas.

  3. Estive recentemente no pantanal e tive o privilégio de comer vários tipos de carne de animais silvestres, dentre elas a carne de capivara que é muito boa por sinal. Caso decidam pelo abate dos animais, estou disposto a fazer o serviço não cobro nada só quero a carne para fazer um belo churrasco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.