Neto é reeleito em Volta Redonda

O candidato Antonio Francisco Neto (PMDB), venceu o segundo turno das eleições para a Prefeitura de Volta Redonda neste domingo, dia 28. O resultado da reeleição de Neto foi definido às 18h24. Com 100% das urnas apuradas, ele teve 55,15% dos votos válidos contra 44,85% de Zoinho, do PR. Ao todo, a cidade conta com quatro zonas eleitorais e 619 seções.

Neto chegou sozinho para votar por volta das 11h, no Colégio Getúlio Vargas, em Laranjal. Antes de registrar seu voto, ele foi cumprimentado por eleitores que o esperavam e falou com a imprensa. Questionado sobre o clima de tensão entre os candidatos, Neto lamentou o rumo da campanha no segundo turno. “Foi um momento de propostas, mas a gente ficou triste com o que acontece no final. As pessoas da Baixada Fluminense, trazidas pelo meu adversário, deixaram o clima tenso. Eles usaram de violência e Volta Redonda não via isso havia muitos anos”.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), Neto registrou 84.082 votos no primeiro turno, o equivalente a 49,6% dos votos válidos. Zoinho registrou 72.779 votos no primeiro turno, o equivalente a 42,93% dos votos válidos. Volta Redonda tem, segundo o IBGE, 257.803 habitantes, sendo 216.938 eleitores. Desse total, 183.470 compareceram às urnas no dia 7 de outubro.

Entre as principais propostas de Neto para a nova gestão estão a inauguração da Escola de Metal-mecânica, o atendimento à demanda por vagas em creches na cidade, a ampliação da rede de tratamento de esgoto e o funcionamento do Hospital Regional. Neto pretende também atuar na valorização do servidor público e concluir a implantação da Região Integrada de Segurança Pública, em parceria com o Governo do Estado.

Apreensões
A Justiça Eleitoral de Volta Redonda apreendeu mais de 4 toneladas de propaganda eleitoral que seriam usadas de forma irregular no segundo turno das eleições municipais. A operação, que envolveu policiais militares, civis e federais, ocorreu após as 22h de sábado (27), período a partir do qual propagandas partidárias são consideradas ilegais. De acordo com o juiz Alexandre Custódio Pontual, da 9ª Zona Eleitoral de Propaganda, o material foi apreendido em comitês de ambos os candidatos. Entre os itens recolhidos estão santinhos, folhetos, cartazes e até folhetins que tiveram a circulação proibida dias antes das eleições, devido a irregularidades em suas publicações.

“Esse material é composto por diversas propagandas gráficas que seriam certamente usadas na boca de urna. O que fizemos foi antecipar uma ação que causaria problemas neste domingo”, diz Custódio. O juiz afirma que os responsáveis pelas publicações têm até cinco dias úteis, a partir de segunda-feira, dia 29, para retirar o material apreendido. Após esse período, a carga deverá ser doada para reciclagem. O material está armazenado no pátio da Justiça Eleitoral em Volta Redonda, em um caminhão.

Votação tranquila
Apesar do clima de tensão demonstrado pelos dois candidatos durante a manhã, a votação em Volta Redonda ocorreu de forma tranquila, sem registro de ocorrências graves. Ainda não há balanços sobre prisões. “Estamos em processo de apuração em tempo real de denúncias de boca de urna, mas muitas são improcedentes. Ainda assim a votação segue tranquila e ainda não existe um balanço de presos na cidade”, afirmou Marcelo Dias da Silva, juiz do Polo Eleitoral.

Volta Redonda contou com 600 policiais para fazer a segurança durante a votação deste domingo, entre policiais militares e homens do Batalhão de Choque. Também houve reforço de policiais rodoviários federais, policiais civis e policiais federais. Nenhuma ocorrência registrada pela Polícia Federal até as 15h10 deste domingo (28) na cidade. Apenas uma urna teve que substituída por defeito, e a troca ocorreu antes mesmo do início da votação.

Fonte: G1

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.