Celulares do interior de SP terão nove dígitos

A partir do próximo domingo, dia 25, os telefones celulares do interior de São Paulo, atendidos pelos DDD 12 a 19, passarão a ter um número a mais, o chamado nono dígito. Com isso, para ligar para um telefone móvel dessa área, será necessário digitar a tecla 9 antes do número de celular. O mesmo procedimento valerá também para as mensagens de texto (SMS).

A medida foi adotada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para ampliar o número de combinações existentes, permitindo assim o atendimento da crescente demanda de novos usuários. Na região, existem 30 milhões de celulares.

O acréscimo do número 9 nos celulares do interior de São Paulo será necessário em todas as ligações, independente se o telefone que faz a chamada for um fixo ou um celular. Também será exigido o nono dígito em todas as ligações interurbanas feitas para um celular dessa região. Nessas chamadas, o usuário continuará discando o 0 + código da operadora + DDD + 9 e o número do celular ao qual a ligação se destina.

Transição
Para permitir uma adaptação dos usuários ao novo formato, haverá um período de transição. Primeiramente, as ligações em que forem discados apenas oito dígitos serão automaticamente completadas. Numa segunda fase, a chamada será interceptada e o usuário ouvirá uma mensagem informando da necessidade de se discar o nono dígito. Depois um certo período, que varia de acordo com o tipo de ligação, se local ou interurbana, a chamada feita com oito dígitos não mais se completará.

Os novos números habilitados nessa região a partir de domingo já virão com o nono dígito e os pedidos de portabilidade também seguirão a mesma regra.A inclusão do nono dígito começou em julho do ano passado no DDD 11, na região metropolitana de São Paulo. Nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, a mudança ocorrerá no dia 27 de outubro deste ano. Até dezembro de 2014 se estenderá ao Norte do País, em 31 de dezembro de 2015 ao Nordeste e Minas Gerais e até 31 de dezembro de 2016 às regiões Sul e Centro-Oeste e nos Estados de Tocantins, Rondônia e Acre.

Fonte: Assessoria de Imprensa (SindiTelebrasil)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.