
Começa em Resende neste sábado, dia 24, o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, para a atualização da caderneta infantil. A campanha vai até a próxima sexta-feira, dia 30. Todas as 29 unidades de saúde de Resende estarão abertas, das 8h às 17h, para receber crianças menores de cinco anos. O objetivo deste trabalho é dar oportunidade aos pais de atualizarem o esquema vacinação de seus filhos, garantindo assim a imunização contra diversas doenças.
Na campanha, serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil: hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche), exceto BCG.
Já no Estado do Rio de Janeiro, até 30 de agosto, a Secretaria de Estado de Saúde espera que cerca de 1 milhão de crianças de 0 a 5 anos sejam levadas aos postos de saúde dos 92 municípios do Rio de Janeiro para atualizar as cadernetas. Para a Campanha Nacional de Multivacinação, o Ministério da Saúde vai disponibilizar cerca de R$ 18,6 milhões, envolvendo 34 mil postos fixos de vacinação – além dos volantes – e 350 mil profissionais de saúde.
Vitamina A
O Ministério da Saúde também disponibilizará para as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade – residentes em todos os municípios das Regiões Norte e Nordeste e municípios prioritários do Plano Brasil Sem Miséria das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul – a suplementação de vitamina A. A suplementação, com megadoses de vitamina A, contribui para a redução do risco global de morte, mortalidade por diarreia, além de ajudar no desenvolvimento e crescimento das crianças. A vitamina A também pode ser recebida na rotina dos serviços de saúde.
Fontes: Secretaria de Estado de Saúde (Ascom) e Assessoria de Comunicação (PMR)


