SOCIAL LAÍS AMARAL

Conferência de Cultura correu sem grandes surpresas
Sábado passado foi realizada a Conferência Municipal de Cultura, no Espaço ‘Z’. Discutiram-se políticas culturais para o município e plano de cultura do estado. Esses encontros que envolvem artistas e gente ligada à cultura são geralmente passionais e servem como aprendizado aos mais jovens que estão chegando agora ao baile. Não participei das discussões devido a compromissos aferrolhados anteriormente. Mas compareci à plenária final quando elegeu-se a parte da sociedade civil do Conselho de Cultura e os  delegados à Conferência Estadual. Por sinal, serão seis os delegados, número que atende a uma proporcionalidade relacionada ao número de pessoas presentes. Já o Conselho de Cultura deverá ter mais um segmento representado, pois a plenária aprovou o aumento do número de cadeiras e também foi aprovada a proposta do Ângelo Tramezzino que tenham assento no novo Conselho, os produtores culturais da cidade. Achei bem razoável. Poderia terminar esse texto (candidato a um dos mais insossos que lavrei) com aquele surrado jargão: entre mortos e feridos se salvaram todos. Mas prefiro registrar o espanto, a perplexidade, a decepção, ou tudo isso junto, de  participantes da Conferência, com a ausência de representantes de alguns segmentos artísticos como candidatos a conselheiros. Essa ausência entre os artistas presentes como candidatos ao Conselho pode ter sido motivada pelo impedimento do conselheiro em apresentar projetos pleiteando os incentivos da lei municipal de cultura. O pessoal também sentiu falta daquela turma que bate lata no Facebook. É isso. Eles batem lata.

O que teme o Procurador Gurgel?
“Há algo de podre do reino da Dinamarca.” A famosa frase do bardo inglês deve estar ribombando na cabeça do procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Seria uma traição da mais alta Corte ? Não. Não há traição alguma, é que nem todos os ministros do STF rezam pela mesma cartilha dele. Gurgel foi mais uma vez derrotado na sua tentativa de impedir a divulgação de detalhes sobre gastos de sua gestão com itens como carros e iPads. A ministra Cármen Lúcia indeferiu, no STF (Supremo Tribunal Federal), o pedido de Gurgel para que ele não seja obrigado a mostrar as informações para o Conselho Nacional do Ministério Público, que fiscaliza a procuradoria. A ministra Carmem Lúcia manteve a decisão do seu colega Teori Zavascki, que já tinha negado pedido de liminar de Gurgel para o caso. Gurgel, o Prevarica… digo, o Procurador Geral da República é aquele que manteve as denúncias contra o ex-senador Demóstenes Torres engavetadas por dois anos. Demóstenes, amigo do bicheiro Carlinhos Cachoeira foi cassado. Gurgel tem na gaveta também documentação suficiente para investigar as denúncias de mutretas nas privatizações do governo FHC, publicados no livro ‘Privataria Tucana’, do jornalista Amauri Ribeiro Junior. Do que Gurgel tem medo ? A matéria saiu na coluna de Mônica Bergamo, na Folha dessa Quarta. Pra quem não sabe, Gurgel se orgulha de parecer com um ex-humorista, um entrevistador decadente, jabazeiro e reacionário que tem um talk show na TV aberta. Inclusive foi entrevistado no tal programa há pouco tempo e posou de paladino da Justiça. Como sempre acontece entre os iguais, mereceu a ‘babação’ clássica do gordo.

TRIPA
* A atração do Festival Vale do Café para hoje, (Sexta-feira, dia 19), é o concerto do violonista Marcus Llerena acompanhado da soprano Rosenete Eberhardt, às 19 horas na Igreja do Rosário. Na próxima quarta-feira, dia 24, no mesmo local e no mesmo horário, a atração será o espetacular Coral do Visconde (de Visconde de Mauá). Imperdível * E a programação de Resende no Festival Vale do Café teve ainda exposição de história do café com palestra da Celina Whately, concerto do Thiago Zaidan e orquestra sinfônica de Barra Mansa com João Bosco de solista no teatrão da Aman * A Academia Militar das Agulhas Negras vai promover o Salão de Artes do Centenário da Banda Sinfônica da Academia Militar, cujo tema será: A Banda Sinfônica da Academia Militar. O salão está com inscrições abertas. Os artistas interessados poderão se informar pelos telefones: (24) 3388-4579 e (24) 3388-4580. O salão está marcado para outubro * Minha amiga, Cássia Cardoso criou uma opção para as noites boêmias das sextas e sábados, o ‘Furdunço’. Cássia além de grande cantora também manda muito bem na cozinha. O ‘Furdunço’ fica na rua Padre Sandrup próximo à Padaria da Vila Hulda * O samba está comendo solto no ‘Bar da Dona Fia’ nas tardes de sábado. A dupla Nenem Ziranda e João do tamborim comanda o sambão e recebem convidados. O bar fica ali na Santa Cecília * Dia 3 de agosto acontece o ‘Grito do Caranguejo’ com vistas ao Carnaval do ano que vem. A festa (churrasco) será na AABB. Organizadores, amigos e foliões do Bloco Etílico Carnavalesco Crustáceos da Manguaça estarão reunidos para ouvir sambas, marchas e traçar planos para as atividades de 2014. Serão vendidas camisetas especiais do bloco. Semana que vem informo os pontos de venda.

ANIVERSÁRIOS
Inauguraram idade nova na segunda-feira, dia 15, os amigos Yuri Bruno e o  premiadíssimo produtor de cachaça de Resende, Marcelo Nordskog. No dia 16 foi a vês do André Amaral e da Christiane Villar mudarem de idade. Os amigos Glênio Barbosa e Melzaque Caetano (excelente violonista) receberam os ‘parabéns’ nessa quarta, dia 17. Ontem, dia 18, ficaram mais experientes, o ator ‘Azeitona’, a colega de curso a distancia e xará, Laís Cristini, o advogado Pedro Felizardo e o Botelho, meu amigo de boemia. Hoje, dia 19, sopra velinhas a amiga Claudia Martins, que canta muito. Amanhã, dia 20, uma turma grande conta mais um ano de vida: o jornalista Álvaro Brito, a Geni Rufino, a Itiana Rochelle, a Raquel Cavalcante e a Rita Rocha. E no domingo aniversariam a Conceição Soares, o Pedro Lamin, a Bianca Oliveira e a simpatia da Ronilda de Souza. Parabéns e todas as felicidades do mundo a todos eles.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.