Estado prepara ações para garantir a saúde dos peregrinos durante a JMJ

Para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) vai coordenar ações como um Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde, um grupo de respostas rápidas às possíveis ocorrências e a preparação de um levantamento sobre as doenças circulantes no país e no mundo.

Nesta sexta-feira, dia 12/07 a Secretária Estadual de Saúde reúne profissionais de saúde do estado, do governo federal e do município para abordar a vigilância sindrômica, estratégia que será utilizada durante a JMJ para aumentar a sensibilidade destes profissionais para detecção de casos suspeitos de doenças inusitadas, e casos de contaminação por material biológico. O treinamento será no Centro Estadual de Pesquisa do Envelhecimento, das 9h às 17h, na Avenida Padre Leonel Franca, 248, Gávea. A estimativa é reunir 100 profissionais de saúde que vão repassar as informações aos demais colegas de trabalho. As aulas serão ministradas pela Fiocruz.

Com o objetivo de monitorar os atendimentos realizados nas unidades de saúde, o Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde – formado por 10 profissionais das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde e do Ministério da Saúde – começa a atuar já na Semana Missionária, que antecede o evento, e encerra o trabalho somente 15 dias após o fim da JMJ, que acontece de 23 a 29 de julho. Coordenado pela SES, o grupo vai se reunir neste período no Centro Integrado de Comando e Controle do Rio de Janeiro, na Praça Onze, e monitorar os aspectos relacionados à identificação de doenças nas unidades de atendimento, verificando as notificações, o perfil e o número de atendimentos.

Confira a matéria na íntegra Aqui!

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.