Vacina contra Poliomielite continua até o dia 28

A campanha de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada pela Secretária Estadual de Saúde até o dia 28 em todas as cidades do estado do Rio de Janeiro. A campanha que já imunizou 83% do público alvo (cerca de 781 mil crianças) quer atingir a meta de 95%. Dos 92 municípios, apenas 27 já conseguiram atingir a meta estipuladas pelo Ministério da Saúde.

Na campanha, as crianças recebem a vacina oral (VOP), as famosas gotinhas. É importante que os pais apresentem a caderneta de vacinação nos postos para que o profissional de saúde possa avaliar a situação vacinal da criança, já que a imunização contra a pólio acontece em várias etapas. Aos 2 e aos 4 meses, a criança é imunizada com a vacina inativada poliomielite; aos 6 meses a 3ª dose e aos 15 meses o reforço

A vacina contra a pólio é segura. Ela se destina a todas as crianças menores de cinco anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. No caso de crianças que sofrem de doenças graves, recomenda-se que os pais consultem profissionais nos postos e centros de saúde, para serem avaliadas. Crianças com febre acima de 38º C ou com alguma infecção também devem ser avaliadas por um médico.

Não existe tratamento para a pólio e, somente a prevenção por meio da vacina, garante a imunidade à doença.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.