Como engordar com saúde

Magro de ruindade – é assim que costuma ser chamado o sujeito que come sem se preocupar com o vai e vem do peso corporal. O que para uns representa uma dádiva, para outros é motivo de insatisfação com o reflexo no espelho. Se for o seu caso, saiba que, antes de aprender a ganhar uns quilos, é preciso conhecer os motivos por trás da magreza exagerada. “Quanto pesamos é sempre resultado da relação entre o que comemos e a energia consumida durante o dia”, explica a endocrinologista Lilian Kanda Morimitsu, do Hospital Santa Cruz, em São Paulo. “Nosso metabolismo controla a quantidade de calorias queimadas ou armazenadas. Nos magros, ele tende a ser mais acelerado.”

A genética dá uma mãozinha. “Existem pessoas com propensão familiar a ter uma estrutura pequena, ossos mais finos, poucos músculos e baixo acúmulo de gordura”, pondera a endocrinologista Rosana Radominski, presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Mas, descartada a hipótese da herança dos genes, é preciso investigar. Ser muito magro, para início de papo, difere de emagrecer subitamente. “Avaliar a velocidade da perda dos quilos é mais importante do que o número apontado na balança. Se a queda é rápida demais, a culpa pode ser de males da tireoide, diabete ou transtornos alimentares”, lista Rosana.

Saiba mais como ganhar peso sem perder a saúde. Assine o jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.