Última semana de vacinação contra a Poliomielite

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite vai até o dia 21 de junho. Em Resende, até a terça-feira, dia 18, 5.213 crianças de seis meses a cinco anos incompletos haviam sido vacinadas, o que corresponde a 70% do público alvo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, a poliomielite está erradicada no país. No entanto, todos os esforços devem ser feitos para evitar que o vírus volte a circular entre a população. A vacina contra a poliomielite é segura e eficaz. Portanto, é recomendado que os pais levem as crianças para se vacinarem.

Na campanha, as crianças vão receber a vacina oral (VOP), as famosas gotinhas. É importante que os pais apresentem a caderneta de vacinação nos postos para que o profissional de saúde possa avaliar a situação vacinal da criança, já que a imunização contra a pólio acontece em várias etapas ao longo da vida da criança: aos 2 e aos 4 meses, ela é imunizada com a vacina inativada da poliomielite (VIP, injetável); aos 6 meses (3ª dose) e aos 15 meses (reforço), ela recebe a vacina oral (VOP).

Foto: Márcio Fabian

Fonte: Assessoria de Comunicação (PMR)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.