Entenda as diferenças entre resfriado e gripe

Ambos possuem sintomas parecidos, mas existem diferenças notáveis entre a gripe e o resfriado. O resfriado é classificado como uma infecção viral nas vias respiratórias, podendo ser causado por mais de 200 tipos de vírus que resultam na doença. O tratamento é, em geral, mais simples, e os sintomas mais brandos que os da gripe. Geralmente, os sintomas do resfriado aparecem dois ou três dias após a exposição ao vírus, sendo estes coriza, espirros, tosse, dor no corpo, febre baixa e de curta duração e dor ou irritação na garganta.

A gripe, por sua vez, é consequência de infecção do vírus influenza. Sua principal diferença para o resfriado é na gravidade dos sintomas. Uma pessoa com gripe tem febre alta, mal estar, fraqueza, dores fortes de cabeça, tosse, coriza e garganta inflamada ou doída. Em ambos os casos, é importante consultar um médico para iniciar um tratamento adequado.

Os métodos para evitar essas doenças são simples: cobrir a boca ao espirrar ou tossir, manter as mãos limpas, e se vacinar anualmente.

Foto: www.donagiraffa.com

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.