O Senai de Resende em parceria com a Nissan está aberto para fazer as inscrições para uma capacitação gratuita do curso de Operador de Produção. Desde segunda-feira, dia 14, início das inscrições, que a procura está sendo grande. Jovens e adultos estão na busca de qualificação profissional, onde possam ser inseridos em um ambiente fabril.
— Queremos pessoas jovens e dispostas a trabalhar para então podermos qualificá-los. O curso não é garantia de serviço no final. O desempenho de cada um que será o critério de avaliação, diz Maria do Carmo Silva, chefe de Educação Profissional do Senai.
O curso será direcionado unicamente para a linha de produção. Sendo dividido em dois módulos: o primeiro, onde terão aprendizado coletivo na área de meio ambiente, segurança do trabalho e qualidade. E o segundo onde cada um será direcionado para um aprendizado mais qualificado na área de solda, pintura, chaparia, montagem entre outros.
— Vejo esse curso como uma oportunidade, uma perspectiva de emprego e crescimento profissional. Tudo que as empresas estão procurando: mão de obra qualificada, diz Wanderson Furtado Dias, 36 anos.
A procura não foi só dos jovens, de acordo com a organização do curso; adultos desempregados e na faixa dos 27 anos e mulheres também deixaram currículos.
As inscrições podem ser feitas das 9 até às 19h do dia 15 de fevereiro. Os documentos necessários são: cópia e original de CPF, identidade, comprovante de residente, comprovante de escolaridade e currículo. No caso de candidatos do sexo masculino, também é necessária apresentação de dispensa do serviço militar.




Mais uma empresa estrangeira em Resende, isso é bom? Para muitos sim, mas me pergunto como um país igual ao Japão que é desprovido de recursos naturais tem tantas fábricas de carros e motos (Nissan, Honda, Yamaha, Suzuki, Toyota, …) e o Brasil não emplaca nenhuma, deveriamos ter vergonha, os japoneses estão vindo para nossa cidade com o intuito de explorar nossos jovens pagando baixo salários e impondo um alta carga de trabalho, passaram os anos e nada mudou ainda somos uma colonia e o pior vai ter muita gente querendo ser escravo deles.
Prezado Sr. Abel Silva o senhor, à exceção do monte de besteiras que escreveu ainda é mal informado geograficamente. Pois a Nissan que está se instalando em Resende não é só japonesa, ela na verdade é um consórcio franco-nipônico. E mesmo seguindo o seu raciocínio totalmente absurdo, as empresas aqui não vão pagar o que querem, e sim o que a lei determina, caso o senhor não saiba, mesmo sendo um país cheio de corrupção, as leis trabalhistas existem no Brasil e as empresas tem o dever de seguí-las. E outro ponto, o senhor prefere pessoas trabalhando e ganhando pouco ou sem nenhum trabalho e nenhuma renda e traficando, roubando e matando pela cidade à fora?
Me esqueci de um detalhe, talvez o mais importante:
As montadoras estrangeiras não estão vindo para o Brasil atraídos pela mão de obra barata, o que as atrai significativamente é a melhora do poder aquisitivo da população e o crescimento das vendas no mercado automotivo. E o pensamento é: Se lá está se vendendo muitos veículos, vamos fabricar lá pois assim diminuímos o custo causado pela distância e temos mais chances de vender mais que os concorrentes. E ainda há o incentivo fiscal.
Resende sempre terá uma cabeça de jumento enterrada nessa cidade, pois sempre há pessoas que só sabem puxar pra trás. ô povo meu Deus.
Caro João Ribeiro, o fato é que desde a instalação da primeira montadora em Resende, a Volks, no final dos anos 90 a qualidade de vida na cidade só vem caindo, a cidade está inchada os preços dos imóveis estão estratosféricos e quem ganhou com isso foram os Alemães, Franceses, Japoneses ……. Este tipo de industria é desumana, as pessoas são descartáveis, os índices de absenteísmo são altos os seres humanos são tratados como robôs, nada mudou deste a primeira linha de produção de FORD. O Brasil tem que parar de atrair esse tipo de investimento que nada contribuem para o desenvolvimento do pais é só exploração. O Brasil só vai virar gente grande quando investir em tecnologia colocar as pessoas para pensarem, João temos um exemplo aqui em Resende, você conhece a INB? Alta tecnologia, isso sim da orgulho. Vamos parar de seremos subservientes vamos abrir a mente e fazer uma reflexão do que é importante na vida. Assista o Filme Tempos Modernos vai te ajudar.
Tenho um filho que trabalha em uma industria automobilística em Resende, no início foi a maior alegria para família, fiquei muito orgulhosa do meu filho trabalhando. Hoje em dia vejo o que realmente acontece nesse tipo de empresa, ele trabalha mais de 8 horas por dia, é comum trabalhar durante os fins de semana e nunca tem tempo para sua família, não conseguiu terminar a sua faculdade e sempre está sobre pressão por medo de ser demitido.
E por essas e outras razões que hoje comungo com o pensamento do senhor Abel, pois se meu filho tivesse dedicado mais aos estudos concerteza ele teria um trabalho mais digno.