Darcy Ribeiro recebe homenagem da Uerj em seu centenário

Nascido em Montes Claros/MG, em 26 de outubro de 1922, o sociólogo, antropólogo e professor Darcy Ribeiro receberá uma homenagem especial em seu centenário. É que a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) instituiu o Ano Comemorativo Darcy Ribeiro. A medida tem como objetivo reconhecer a importância do sociólogo, antropólogo e professor, responsável pela consolidação de políticas públicas relacionadas ao ensino, bem como pela defesa da democracia e do estado democrático de direito, no ano de centenário do seu nascimento.

– Darcy Ribeiro é um exemplo de resistência às discrepâncias sociais. Lutou contra a ditadura, atuou de forma intelectiva e política, com foco na educação, a favor de um Brasil renovado e com ensino de qualidade, motivando a coletividade em diferentes e infindáveis épocas – afirmou o reitor Ricardo Lodi.

O antropólogo se destacou nos processos de criação e consolidação da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), dos Centros Integrados de Educação Pública (CiepsI) na década de 1980, do Museu do Índio e do Parque Indígena do Xingu. Ele também foi responsável por estudos sobre o impacto da civilização sobre grupos indígenas brasileiros no século XX para a Unesco e participou da organização da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei nº 9394/96), entre outros.

Membro imortal da Academia Brasileira de Letras e ex-ministro da Educação e da Casa Civil, Ribeiro foi professor de Etnologia da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, sendo homenageado por universidades como Sorbonne, Copenhague, Uruguai e Venezuela, entre outras. Conforme adiantou Lodi, o Ano Darcy Ribeiro na Uerj será repleto de atividades relacionadas à educação e cultura, com palestras, seminários, apresentações artísticas, entre outras.

Darcy Ribeiro morreu em 17 de fevereiro de 1997, em Brasília, aos 74 anos.

Foto: Reprodução

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.