Termina greve na INB

Terminou no início da tarde desta terça-feira, 02, a greve que aderiu 100% dos funcionários das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) em Resende.

Em assembléia, realizada na portaria da INB, a maioria dos funcionários concordou em terminar a greve iniciada na última segunda-feira, dia 01.  Eles aprovaram o prazo proposto pela nova diretoria, que assumiu a empresa na semana passada e pediu até 30 dias para analisar as reivindicações. Na tarde da segunda-feira, representantes dos sindicatos signatários do acordo coletivo se reuniram com a nova diretoria na sede da INB, no Rio de Janeiro.

Ficou acertado que a direção da empresa fará gestões junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), para ampliar o exame junto ao departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST). Os pontos são: revisão do índice de reajuste salarial já acertado entre o DEST e a INB, de modo a possibilitar um ganho real; concessão de um bônus, na modalidade de um vale alimentação, correspondente a um mês; e ampliação do número de representantes sindicais de sete para nove.

A assembléia contou com a participação de cerca de 400 funcionários da empresa. De acordo com o coordenador do Quimsulf, Jorge Pinho, apesar de a maioria ter optado em retomar os trabalhos, a votação foi bem dividida. — Muitos não queriam que a greve terminasse, mas a maioria decidiu dar uma oportunidade para a nova diretoria e esperamos que ela nos apresente uma proposta consistente, que atenda os anseios dos trabalhadores, frisou Jorge, lembrando que os sindicatos aguardam desde outubro do ano passado para assinar o acordo coletivo 2012/2013.

Você pode gostar

One thought on “Termina greve na INB

  1. Há controvérsias pois os “votos” não foram contados, para que assim houvesse mais transparência. Foi decidido através do visual (visto no mesmo plano dos funcionários).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.